Sarau Delivery: Lê Comigo Festival, projeto literário que liberta livros presos na pandemia

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado – 

 

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem. (Mario Quintana)

O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes. (Cora Coralina)

Sarau Delivery conta aqui a história do “Lê comigo”, projeto literário que “liberta” livros “presos” nas bibliotecas devido à pandemia. Como? Acompanhe aqui.

O Lê Comigo é um projeto literário que acontece há uma década, o ano inteiro na Sala de Leitura da Escola Municipal Dom João VI (bairro de Higienópolis, Zona Norte do Rio de Janeiro). É um ciclo de “contação” de histórias em escolas públicas do Rio de Janeiro com histórias contadas pelos próprios autores.




Este importante movimento de educação e cultura foi idealizado pela pedagoga e contadora de histórias Anamô Soares e tornou-se realidade pelo carinho e responsabilidade de artistas com a escola pública. “Uma forma de estarmos presentes na vida de nossas crianças neste ano tão delicado para educação mundial”, afirma Anamô.

Do ciclo de “contação” de histórias nasceu o Lê Comigo Festival, ação do mês de outubro para comemorar o Dia das Crianças e o Dia Nacional da Leitura (ambos no 12 de outubro) e o Dia dos Professores (15 de outubro).  O Lê Comigo reinventou-se em 2020 para versão online, por causa da pandemia que atravessamos.

O tema do Festival deste ano foi “Abraço Literário”, onde 50 artistas da palavra se disponibilizaram, de forma voluntária, para realizar a calorosa construção desta Biblioteca de Pessoas!”

O Festival teve exibições ao vivo, no período de 1 a 31 de outubro, tendo abertura com Sônia Rosa e o encerramento com Jonathan Ferr. Mas como a Internet tem a vantagem de perenizar os acontecimentos, o Festival se mantém nos canais das redes sociais. O legado está disponível e pode ser acessado no canal do Projeto Lê Comigo!

O “Lê Comigo”, com Ana Soares, no RJTV

Na abertura do Lê Comigo, Anamô entrevista Sonia Rosa.

 

Aqui, no encerramento do Festival, em outubro, com Jonathan Ferr.

 

Lê Comigo Festival está disponível no Canal “Lê Comigo” no Youtube. Veja a playlist “Lê Comigo Festival 2020”. É pra maratonar!

Links do Projeto:
https://linktr.ee/lecomigo

Playlist completa do “Lê Comigo”.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLLFkCdlenp9UJbLZ8cD4qCzSSN2BJm_2v

 

O Festival Lê Comigo existe há 10 anos, sendo que antes dos últimos dois anos chamava-se com o Maratona de História. “É uma importante forma para solucionar a questão das bibliotecas fechadas na pandemia, libertar o conteúdo dos livros presos. Assim, mesmo com os livros presos, as histórias estão livres em cada um de nós! Leia mais aqui: https://bemblogado.com.br/site/le-comigo-festival-texto-sobre-o-projeto-literario/

Milton Nascimento canta “Canção Amiga”, dele e de Carlos Drummond de Andrade.

 

Os estudantes Lorrany Ribeiro, de 11 anos, e Luan Mendes, também de 11 anos, fazem uma bela interpretação do poema “Trem de ferro”, do poeta pernambucano Manuel Bandeira. Nessa segunda temporada da série de interprogramas, dez estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro interpretam poemas de autores brasileiros com obras dedicadas ao público infantil.
https://www.youtube.com/watch?v=g-eRWmpEAyE

 

Ana Soares no Jornal Câmara Rio Notícias

 

Canal do Youtube do Projeto Lê Comigo:
https://www.youtube.com/channel/UCkG7iOO3ZlTrQPvW7Sq-7KA

 

Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.

A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…

Preencha seu tempo com arte!

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias