Por Washington Luiz de Aráujo, jornalsita, Bem Blogado –
Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós (Antoine de Saint Exupery)
Sarau Delivery faz uma homenagem a um grande artista que partiu no dia 04 de fevereiro, Fernando Barba. Criador do grupo de percussão corporal Barbatuques, Fernando ficará para sempre, pois, acrescentando o que diz Saint Expuery, artista de sua índole deixam muito de si. O Barbatuques traz em sua arte a essência do espírito de Fernando Barba em ser solidário com crianças e adultos.
Comunicado do Núcleo Barbatuques no dia 04 de fevereiro: “É com profundo pesar que nós, do grupo Barbatuques, informamos aos nossos fãs e amigos o falecimento do nosso fundador e eterno mestre Fernando Barboza. Barba fez sua passagem nesta madrugada.
Permanecem nosso eterno amor e gratidão a esse músico genial que tanto fez pela música brasileira e cativou corações por todos os lugares do mundo onde passou.
É nosso compromisso honrar seu gigantesco legado. Obrigado mestre! Obrigado amigo! Vá em paz.”
Da Anamaria Leme, amiga nossa e do Fernando Barba, cantora participante do Sarau Delivery: “Washington, partiu o Fernando Barbosa, o “Barba”, fundador do Barbatuques. Ele teve um tumor no cérebro em 2017 e fez uma cirurgia que deixou sequelas que o impediram de continuar na direção do Barbatuques.
Nos últimos anos fez diversos tratamentos para recuperar a mobilidade, a coordenação motora, a fala e evoluiu nesses tempos. Mas nesta madrugada, infelizmente, partiu.
A beleza do trabalho dele era a generosidade. A percussão corporal era um pano de fundo. A verdade é que ele incluía todas as pessoas nas atividades. Enquanto todos não estivessem envolvidos, não seguia para o próximo nível.
Generoso, amoroso, talentoso, vai deixar saudades em todos os que tiveram a oportunidade e a honra de conhecê-lo. O trabalho dele repercutiu no mundo todo, foi trilha sonora do filme “Rio”, inspiração para diversos outros grupos que seguem a mesma linha generosa e acolhedora. O mundo perdeu um cara bacana.”
Vejam vídeos com o trabalho do Barbatuques, trabalho que sempre terá a participação fundamental de Fernando Barba.
Fernando Barba e integrantes do Barbatuques falam com o trabalho com crianças no disco “Tum Pá”
Vídeoclipe Só + 1 um pouquinho – Barbatuques
Videoclipe Minha Avó – Barbatuques
Beautiful Creatures – from RIO 2 | Barbatuques
Barbatuques no “Vamos Brincar!” da Sésamo
Live – Barbatucando Online – Tira dúvidas sobre o curso
Buuu! | trilha sonora Barbatuques
Samba da Minha Terra (Dorival Caymmi)
Referência internacional em percussão corporal, o núcleo artístico e pedagógico Barbatuques mantém, desde 1996, um complexo trabalho de pesquisa sobre a linguagem sonora corporal. O grupo atua por todo o Brasil e no exterior com uma sólida agenda de shows e workshops, para outros grupos artísticos, empresas, escolas, fundações culturais, Ongs e universidades.
https://www.mcd.com.br/barbatuques/
Texto de “A Tribuna” sobre o livro de Fernando Barba, autobiográfico, “A Vida Começava lá: Uma história de Repercussão Corporal
Só + 1 Pouquinho – playlist com 11 videos
https://www.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_kA-mTYYJ6bmPdU_FC5NX…
Ayú – playlist com 14 vídeos –
Do Barbatuques ao obstáculo que mudou sua vida. Fernando Barba relembra história em autobiografia
Mais sobre o Barbatuques
https://www.last.fm/pt/music/Barbatuques/+wiki
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!