Sarau Delivery homenageia Mário Lago, um artista, humanista, de todos os tempos

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –

 

O tempo não comprou passagem de volta. Tenho lembranças e não saudades




Eu fiz um acordo com o tempo…
Nem ele me persegue, nem eu fujo dele…
Qualquer dia a gente se encontra e,
Dessa forma, vou vivendo
Intensamente cada momento

“Eu não sou saudosista. Não fico lamentando: ’ah, o meu tempo. Meu tempo é hoje. Não fico na calçada vendo o desfile passar. Eu vou junto”.

(Mário Lago)

 

Sarau Delivery traz o grande ator, compositor, radialista, escritor, poeta, autor de teatro, cinema, rádio e TV, frasista, militante sindical, ativista político e boêmio Mário Lago. Sim, ele é todos estes atributos e muito mais. Uso o verbo no presente, pois pessoas como Mário Lago sempre estão presentes no nosso tempo.

O Sarau Delivery resolveu recorrer à figura exponencial de Mário Lago justamente em razão de vivermos tempos sombrios e a presença deste grande artista entre nós neste momento, mediante sua arte, sua biografia, é muito importante para a busca do ar humanista que tanto nos faz falta nestes tempos de pandemia.

Mário Lago, um artista que colocou o romantismo do cotidiano em suas músicas, mas que viveu pelo humanismo, pela solidariedade. Perseguido por suas virtudes humanistas, Mário Lago foi preso várias vezes, mas nunca deixou de colocar a alegria de se viver, a resistência, em primeiro lugar.

À grande família, em todos os aspectos, de Mário Lago, também nossas reverências por manter com dignidade a sua imagem.

 

Veremos aqui alguns vídeos com e sobre Mário Lago, começando por um programa feito por Joyce Moreno e com participação de Alfredo Del-Penho. Veja que preciosidade de programa.

 

Mário Lago – programa “Pequenos Notáveis, de Joyce Moreno com  Alfredo Del-Penho
“Contar a história de Mário Lago é contar a história da Lapa boêmia, dos cafés do centro da cidade, da era de ouro do rádio, do teatro, do cinema, da literatura e da telenovela brasileira. Comunista e ativista político, era também exímio frasista.

Compôs a marchinha Aurora, o Fox” Nada Além” e os sambas “Ai, Que Saudades da Amélia” e “Atire a Primeira Pedra”. Ator, escritor, produtor, diretor e radialista, é considerado um dos primeiros artistas multimídia do Brasil.”de Mário Lago é contar a história de um dos primeiros artistas multimídia do Brasil.

 

Vejam que nesta edição do programa “Ensaio”, do grande Fernando Faro, a verve de Mário Lago ao mencionar “Dá-me Tuas Mãos”, dele e de Roberto Martins (pai do amigo do Sarau, Jorge Roberto Martins – Jorginho de Paquetá), cantando-a até em francês. Vejam que papo delicioso:

 

Veja, então, nosso amigo Jorginho, Jorge Roberto Martins, tocando “Dá-me suas Mãos”, de seu pai e de Mário Lago.

 

Mário Lago relembra a comoção popular gerada por suas prisões durante a ditadura

 

Fernando Faro apresenta Mário Lago no seu programa “Ensaio”, TV Cultura. Mário Lago canta “Ai, que Saudade de Amélia”, “Atire a primeira pedra”….

 

Homenagens a Mário Lago não são poucas, mas nunca suficientes dado a sua grandeza. Destacamos a do grande artista dar nome a um assentamento do MST- Movimento dos Sem Terra em Ribeirão Preto e de ser homegenageado pelos Correios, sendo selo (iiiii, será ele ia gostar desta frase?)

 

Mário Lago, também no programa “Ensaio”, fala e canta sobre a música “Nada Além”, dele e de Custódio Mesquita

 

Geraldo Azevedo e Mário Lago Filho conversam sobre a música “O Amor Antigramático”, do cantor e compositor com poema de Mário Lago.

 

Geraldo Azevedo – O Amor Antigramático (Ao Vivo)

 

Beth Carvalho canta “Salve a Preguiça, Meu Pai(Mário Lago)

 

Mais Mário Lago no “Ensaio”. Que papo e cantar gostoso….

 

Mais sobre o artista:
http://exposicoesvirtuais.an.gov.br/index.php/galerias/10-exposicoes/123-nas-aguas-do-mesmo-lago.html

 

A foto de Mário Lago em família, já com os filhos adultos: fotografia tirada para a capa do livro “Segredos de família”, escrito por Mário Lago e seus filhos. Da esquerda para a direita, em primeiro plano, sentados: Graça Maria Lago (1ª), Mário Lago (2º), Zeli Cordeiro Lago (3ª) e Vanda de Souza Cordeiro (4º). Em segundo plano, de pé: Luiz Carlos Lago (1º), Mário Lago Filho (2º) e Antônio Henrique Lago (3º). [1991]. Foto Alaor Filho

 

Imagem da capa do blog; mural do artista plástico Kobra no bairro de Pinheiros, em São Paulo

 

Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured

 

Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.

A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…

Preencha seu tempo com arte e resistência!

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias