Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado
“Os músicos são nossos arquivos. Registram na imaterialidade do som a nossa história e dão-na ao vento. Por vezes traduzem mais do que ninguém os novos ventos que sopram nas esquinas do tempo” (Do cabo-verdiano António Silva Correia e Silva, no livro “Combates pela História”)
Sarau Delivery navega até Cabo Verde e traz um pouco do muito da arte daquele país africano via o trabalho da brasileira Gláucia Nogueira, criadora do site “Cabo Verde & a Música – Museu Virtual”, que completa um ano neste fevereiro.
Saiba sobre personagens artísticos e ritmos do arquipélago como Morna, Funana, Koladera e Batuku, instrumentos musicais e muito mais.
Gláucia Nogueira me foi apresentada pela amiga, sempre ligada na lusofonia, Rosely Sousa. Ambas brasileiras se conheceram em Portugal e lá se apaixonaram por Cabo Verde, sua música, seu povo, sua arte.
No final de 2021, conheci Duda Homem de Melo, carioca que vive em Olinda há mais de 40 anos. Criador de uma das primeiras tvs comunitárias do Brasil, a TV Viva, Duda me contou de um projeto cultural sobre Cabo Verde. De imediato, falei de Gláucia Nogueira e Duda me disse que a produtora estava com ele neste projeto. Mundo pequeno!
Veja Gláucia contando um pouco sobre o projeto “Cabo Verde & a Música – Museu Virtual”: https://bemblogado.com.br/site/glaucia-nogueira-fala-sobre-o-site-cabo-verde-a-musica-museu-virtual/
Vá ao site e conheça mais sobre Cabo Verde. Já estou com uma vontade nada de conhecer pessoalmente este belo país insular africano, terra de Cesaria Évora e de muitos outros artistas maravilhosos, como poderão ver abaixo e no site. https://www.caboverdeamusica.online
Aqui, Sarau Delivery destaca algumas seções musicais constantes no site.
Humbertona – Um Ca Cre Uvi Ondas Tchora
“Uma sintonia musical – Brasil e Cabo Verde”, por Marcelo Melo, do grupo pernambucano Quinteto Violado, sobre a música de Cabo Verde e um grande nome, Humbertona.
Cesaria Evora – “Cabo Verde” – Vídeo Oficial
Kola Sanjon no Porto Novo, 2014 – Tamboreiros da festa de São João Batista no Porto Novo, Santo Antão. Imagens captadas por Alcides Lopes.
Dia de Reis na ilha Brava
Trecho de ladainha gravado na comunidade dos rabelados de Espinho Branco, ilha de Santiago, Cabo Verde
Boas festas, ilha de São Nicolau, Cabo Verde, 1980
Grupo Djingo – “Flan Ayan”, do CD “Ayan – New Music from Cabo Verde”
https://www.youtube.com/watch?v=L6yYgV1dEPI&list=PLYFh-q-MlqcFkBIPtjfE3YkiMTYlnmXwo
Cantigas de trabalho Cabo Verde
https://www.youtube.com/watch?v=i77aq-KeEOc
Contradança ao som de Mane Pchei
Notias – Cidade Mindello polka
Áudios de Antoninho Lobo:
Duas mornas, ritmo que lembra tanto o fado português como o samba-canção brasileiro, e um samba brasileiro, “Meu Romance”, de J. Cascata, interpretados por Antoninho Lobo. Áudios extraídos do livro “Quejas, Tchufe e Lobo – Reis crioulos do samba, fado e morna dos anos 30”.
Desfile do grupo Copa Cabana, Carnaval na Ribeira Brava, São Nicolau, 2019
Site Notícias do Norte:
Cabo Verde, Wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_Verde
Vá ao canal do Youtube “Cabo Verde & a Música – Museu Virtual”. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/channel/UCY4eCK6aLYg4YWhevWIZgTw
Conheça 12 curiosidades sobre Cabo Verde, o país africano formado por ilhas
Capa da postagem: arte de António Firmino
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz, três vezes por semana, homenagens a artistas, com apresentações para o público que está em casa, recolhido na pandemia, e quem, por circunstâncias, está trabalhando fora de casa.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!