Sarau Delivery no Dia de Zumbi: que nossa consciência seja perene contra o racismo

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado

 “Será que já raiou a liberdade, ou se foi tudo ilusão? Será, oh, será que a lei áurea tão sonhada, há tanto tempo assinada, não foi o fim da escravidão? Hoje dentro da realidade, onde está a liberdade? Onde está, que ninguém viu? Moço, não se esqueça que o negro também construiu as riquezas do nosso Brasil”. (Trecho do samba enredo da Mangueira de 1988 “100 Anos de Liberdade, Realidade ou Ilusão” (Alvinho / Helio Turco / Jurandir)




“A nossa escrevivência não pode ser lida como histórias para ninar os da casa grande e sim para incomodá-los em seus sonos injustos” (Conceição Evaristo)

Sarau Delivery canta, declama o Dia da Consciência Negra.

“Não ser racista não é suficiente! Por que é preciso ser antirracista?
A noção de que racismo é e deve ser tratado como crime não é nova: a primeira lei brasileira que o considerava uma contravenção penal, a Lei Afonso Arinos, tem 70 anos! Mas, sete décadas depois, o preconceito e a exclusão seguem presentes no cotidiano do país. O Brasil de Fato Explica por que o antirracismo é único caminho para desenvolvimento pleno do Brasil.”

Abri como texto acima, do Brasil De fato (vejam o vídeo abaixo), para tentar nos conscientizar de que não basta sermos todos negros no Dia da Consciência Negra, Dia de Zumbi, mas sim de que todos os dias temos que lutar contra o racismo.

Vamos ver aqui uma coletânea de vídeos e poemas e textos não para divertir, para entreter, para ninar os donos da casa grande, como diz a poeta Conceição Evaristo, mas para que pensemos na dor de negras e negros. Dor perene, dor que persiste, pois o racismo continua nos outros 364 dias do ano.  Veja os vídeos com músicas alusivas a Zumbi em seus cantos de liberdade e assista ao filme Palmares – Coração Brasileiro Alma Africana.

Que não esperemos mais um 20 de novembro para lembrarmos Zumbi. Um dia vi num filme que num país africano não existe a palavra liberdade, pois ela é desnecessária, sendo que é praticada em sua plenitude. Aqui, fala-se de liberdade o tempo todo e temos que falar, pois ela não é praticada.

E você é só racista ou antirracista?

Vila Isabel 1988 – Kizomba, Festa da Raça (Luis Carlos Da Vila, Jonas e Rodolpho)

 Valeu, Zumbi / O grito forte dos Palmares / Que correu terra, céus e mares / Influenciando a abolição

Jorginho Martins toca “Kizomba, Festa da Raça (Luis Carlos Da Vila, Jonas e Rodolpho).

Valeu, Zumbi. Valeu, Leila e Jorginho!

Dona Ivone Lara e Jorge Ben Jor – Sorriso Negro (Adilson Barbado, Jair Carvalho, Jorge Portela e Mario Lago)

Mangueira – Cem Anos de Liberdade, Realidade ou Ilusão – 1988

“Canto das Três Raças” (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro)

Negro entoou / Um canto de revolta pelos ares / No Quilombo dos Palmares / Onde se refugiou / Fora a luta dos Inconfidentes / Pela quebra das correntes / Nada adiantou / E de guerra em paz /
De paz em guerra / Todo o povo dessa terra / Quando pode cantar / Canta de dor


Samba da Tuiuti para 2022: Kariba Tí Ye – Que nossos Caminhos se Abram (Moacyr Luz , Claudio Russo, Júlio Alves, Alessandro Falcão e W Correia Filho)
Participação especial: Chico Alves; Intérprete: Wander Pires


“Não ser racista não é suficiente! Por que é preciso ser antirracista?


A Epopéia De Zumbi – Nei Lopes (1983)

Martinho Da Vila – Zumbi dos Palmares, Zumbi (Ao Vivo)

Zumbi Paulista Samba in Midi

Zumbi” (Moacyr Luz/ Paulista/ Jorge Alexandre)

Poema: Zumbi Letra: Carlos Roberto Hahn Intérprete: Sirmar Antunes Amadrinhador: Mário Tressoldi

E o dia parece acovardado e o sol acabrunhado/ Sabem que ontem foi o dia em que Zumbi morreu/ Não morreu, não! Zumbi não morre! Zumbi ninguém mata! / Não com açoite ou com chibata! / Ainda se ouvem os atabaques e o canto do povo: “Zumbi, Zumbi, oia, Zumbi! Oia, Zumbi, mochicongo!” / Eu te permito, pai Ogum. Usa este cavalo para ver.

Martinho Da Vila – Zumbi dos Palmares, Zumbi (Ao Vivo)


Jorge Ben Jor – Zumbi (Áudio Oficial)

Veja pela tamandua.tv.br a série “Palmares – Coração Brasileiro Alma Africana”, de José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos e Carlos Nobre

Na África e no Brasil, Portugal montou a sua arquitetura da escravidão. Depois de derrotados militarmente, chefes africanos se transformam em fornecedores de escravos. O continente africano se divide, se destrói. Mas a resistência nunca deixou de existir:…

https://tamandua.tv.br/filme/?name=a_conexao_africana

Palmares é atacado pela maior força militar que o mundo colonial já vira. Depois de 22 dias de resistência cai a Cerca Real do Macaco. Zumbi foge com alguns fiéis para morrer dois anos mais tarde vítima de uma traição. Os colonizadores se rejubilam. Porém, …

https://tamandua.tv.br/filme/?name=palmares_eterno

5 músicas sobre Zumbi dos Palmares que você tem que ouvir nessa pandemia

A difícil tarefa de combater o racismo

Por Simão Zygband, Construir Resistência

Eu era funcionário comissionado da Prefeitura de São Paulo quando em 2003, a ex-prefeita Marta Suplicy, então no PT, disse que iria sugerir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, fosse transformado em feriado nacional. Lógico que ele concordou. E hoje se comemora a data.

O Dia da Consciência Negra já havia sido instituído em nível um municipal por decreto da própria Marta, mas não existia em outras cidades. Em São Paulo era feriado, mas na Grande São Paulo, por exemplo, tudo funcionava normalmente.

Texto na íntegra: https://construirresistencia.com.br/a-dificil-tarefa-de-combater-o-racismo/


Foto da capa do post: Thayneise Valério, feita por de Washington Luiz de Araújo.

Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured

Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz, três vezes por semana, homenagens a artistas, com apresentações para o público que está em casa, recolhido na pandemia, e quem, por circunstâncias, está trabalhando fora de casa.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias