Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Sarau Delivery comemora hoje o Dia Internacional do/a Trabalhador/a. A luta por direitos e conquistas pelo equilíbrio na balança empregado/patrão tem sido fundamental nos dias que seguem. Dias de mais de 400 mil mortes de pessoas vítimas da Covid-19 e, certamente, muitas destas vítimas da exploração ao trabalhador.
Vivemos num momento trágico de mortes e de cortes abruptos nos direitos daqueles que põe as mãos à obra. Como o momento é latente, vamos recordar aqui fases anteriores com música e informação sobre a luta dos trabalhadores e trabalhadoras.
Homenageemos, portanto, trabalhadoras e trabalhadoras nas vozes de Elis e Milton, à poesia de Vinícius e Chico, à crítica social em “Pedreiro Waldemar”, de Roberto Martins (Salve, Jorginho!) e Wilson Batista, na mesma linha, ouça Zé Geraldo.
Veja também os trailers de “Tempos Modernos”, Charlie Chaplin, e de um vídeo sobre a importância dos sindicatos, de Silvio Tendler. Todos artistas, trabalhadores da cultura.
Charlie Chaplin em “Tempos Modernos” (Trailer)
O grande tema da vida é a luta e o sofrimento. Não sois máquinas, homens é o que sois! Estamos saindo da treva para a luz (Charlie Chaplin)
“Cançao do Sal”, em dois tempos, com Elis Regina e Milton Nascimento
Trabalhando o sal pra ver a mulher se vestir / E ao chegar em casa encontrar a família sorrir / Filho vir da escola, problema maior é o de estudar / Que é pra não ter meu trabalho e vida de gente levar
Elis Regina canta “Canção do Sal” – Ensaio – MPB Especial, de Fernando Faro
Canção do Sal com e de Milton Nascimento
“Construção” (Chico Buarque)
Tijolo com tijolo num desenho mágico / Seus olhos embotados de cimento e lágrima
Música e Trabalho: Blecaute canta “Pedreiro Waldemar” (Roberto Martins e Wilson Batista)
Voce conhece o pedreiro Waldemar? / Não conhece? / Mas eu vou lhe apresentar / De madrugada toma o trem da Circular / Faz tanta casa e não tem casa pra morar
“Esta marchinha, que fez grande sucesso em 1949, tornou-se um clássico do carnaval carioca. O recado da crítica social é claro: o pedreiro Waldemar e os trabalhadores de um modo geral, que fazem tudo na sociedade, não usufruem dos benefícios do seu trabalho.
Odete Lara interpreta o poema “O Operário em Construção”, de Vinicius de Moraes –
1º de Maio – Dia do/a Trabalhador/a
Assista ao trailer do documentário sobre as lutas dos trabalhadores, dirigido por Silvio Tendler, produzido pela Caliban Cinema e Conteúdo em conjunto com o Sinpro-Rio.
Em um mundo de incertezas, onde as relações de trabalho se transformaram vertiginosamente nas últimas décadas, qual é o lugar da luta coletiva dos trabalhadores? Qual é o papel dos sindicatos e associações? Como articular diante de uma mesma agenda profissionais que sequer se compreendem como trabalhadores?
Veja o vídeo:
Zé Geraldo canta “Cidadão), de sua autoria
Tá vendo aquele edifício moço? / Ajudei a levantar / Foi um tempo de aflição / Eram quatro condução/ Duas pra ir, duas pra voltar / Hoje depois dele pronto / Olho pra cima e fico tonto / Mas me chega um cidadão / E me diz desconfiado, tu tá aí admirado / Ou tá querendo roubar?
Brasil de Fato: Conheça a história de luta do 1º de Maio no Brasil e no mundo
No país, primeira manifestação de rua ocorreu em 1892, em Porto Alegre.
https://www.brasildefato.com.br/2020/04/30/conheca-a-historia-de-luta-do-1-de-maio-no-brasil-e-no-mundo
Memorial da Democracia:
A Grande Greve dos Trabalhadores do ABC
200 mil cruzam os braços; ditadura reprime primeira greve geral dos metalúrgicos
http://memorialdademocracia.com.br/card/a-grande-greve-dos-trabalhadores-do-abc
Imagem da capa: cartaz de chamada para um “Primeiro de Maio”. Não temos a data, mas pelas chamadas é da década de 80.
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!