Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Sarau Delivery dá os parabéns ao nosso amigo, jornalista e pianista Jorginho, Jorge Roberto Martins, que completou 7.9 recentemente. E, de forma curiosa, vamos presenteá-lo com o mesmo presente que vem dedicando na pandemia: ele tocando no piano belas músicas que nos elevam neste momento complicado em que vivemos. São as milagrosas pílulas do “doutor” Jorginho, nas quais nos inspiramos para criar o Sarau Delivery.
Numa das muitas histórias sobre Carlos Drummond de Andrade e seu jeitão de driblar os chatos, principalmente jornalistas, tem esta: logo de manhã, no dia 31 de outubro de 1982, quando Drummond completava 80 anos, um jornalista furou o cerco da portaria onde morava o poeta e chegou á sua porta. Bateu e ouviu do outro lado o poeta perguntando o que queria. O jornalista, percebendo que precisava fazer uma e definitiva pergunta, tascou: “Poeta, o que é fazer 80 anos”. Drummond mandou de primeira: “São 8h30 da manhã, estou fazendo oitenta anos a pouco tempo, me pergunte depois”. Lógico que as aspas não são literais, mas a história é esta.
Bom, o nosso amigo Jorginho, Jorge Roberto Martins, completou 79 anos no último 02 de janeiro. Não fizemos a pergunta que o jornalista da história sobre Drummond fez, mas fiquei pensando, se perguntasse ao Jorginho o que é fazer 79 anos, talvez respondesse com “Esses Moços”, de Lupícinio Rodriges: “Ah, se soubessem o que eu sei….”.
O que sabemos é que o jornalista Jorginho é também um pianista de mão cheia, artista ao estilo do pai, Roberto Martins, grande compositor da música brasileira.
O Jorginho amenizou as agruras da pandemia tocando piano para os amigos. Aqui, no Sarau Delivery, trouxemos várias vezes o nosso grande artista de Paquetá. Vejam alguns vídeos dos centenas que ele criou e a Leila Martins gravou em plena pandemia.
Jorginho dá a reposta à pergunta que não fizemos, tocando “Esses Moços”, de Lupicínio Rodrigues:
Veja Jorginho e a musa Leila Martins passeando por Paquetá, definindo o que é música, e depois tocando “Começaria tudo Outra Vez” (Gonzaguinha),
Aqui, Jorginho em “Insensatez” (Tom e Vinicius), “Medo de Amar “(Vinicius), “Tatuagem” (Chico Buarque) e (Fotografia, Tom Jobim).
Com a netinha, Isadora, cantando, Jorginho toca “Estrada do Sol”, de Tom Jobim , Dolores Duran.
Jorge Roberto Martins interpreta “Viagem”, de João de Aquino e Paulo César Pinheiro
“Cordão dos Puxa-Sacos” (Roberto Martins e Frazão)
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte!