Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado
“Não morre aquele deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos (Cora Coralina)
Sarau Delivery traz novamente o Dandô – Circuito de Músicas Dércio Marques
O Dandô, que enaltece e divulga nossa música regional, está no oitavo ano de existência e se encontra em 50 cidades brasileiras, além de Argentina, Chile e Venezuela, e vai se expandindo para Colômbia, Paraguai, Uruguai, Espanha, França e Portugal.
A palavra “Dandô” vem do verbo andar, no linguajar dos pretos velhos, e é extraída da canção “Canto dos Ipês Amarelos” (letra de João Bá, musicado por Klécius Albuquerque e gravado por Dércio Marques e Guru Martins).
Vários artistas que circulam pelo Dandô são participantes do Sarau Delivery, muitos deles apresentados pela cantora e compositora Katya Teixeira, coordenadora nacional e idealizadora do Circuito.
Veja aqui mini-documentários e a Coluna Dandô com os artistas Kris Pires, cantora e compositora de Araraquara (SP) e Valdir Verona, grande violeiro e compositor gaúcho. Veja a definição de determinadas expressões populares.
Veja ainda celebração à Iemanjá, também na Coluna Dandô, de Ana Stinghen e Francisco Prandi, e outras seções da TV Dandô, com a participação do Circuito no Fórum Mundial das Resistências.
Coluna Dandô, no “Sacada Cultura” traz Valdir Verona e Kris Pires!
Programa apresentado por Ana Stinghen e Francisco Prandi; Artistas/Tema: Valdir Verona e Kris Pires; Créditos das músicas: intérprete / autor: Valdir Verona – “Chacarera – Entre Amigos” (Valdir Verona); Kris Sol – “Menino luz” (Kris Pires / Sol Bueno)
Coluna Dandô celebra Iemanjá. recebendo Ceumar e Marianna Ferrari.
Entenda a expressão “Colocar panos quentes”. “Dandô à Letra”, programa no qual a escritora, compositora, poeta e especialista em língua portuguesa, Lígia Araújo nos traz algumas curiosidades de nosso idioma.
Águas – Dandô à Letra. No programa “Dandô à Letra”, o poeta, cantor e compositor Ney Couteiro traz a poesia “Águas”.
Kris Pires – MiniDoc
“Diante desses tempos pandêmicos, a circulação dos nossos artistas está acontecendo virtualmente. Por esse motivo, preparamos para vocês minidocs que substituem a nossa mostra presencial, mostrando os cantos e falares do nosso Circuito. No nosso primeiro “encontro”, temos a nossa dandeira Kris Pires, cantando e proseando com a gente!”
Viaje pelo Rio Grande do Sul na viola de Valdir Verona – MiniDoc
Bode Expiatório – Dandô à Letra
Circuito Dandô participa do “Movidas Culturales FSR 2022”, Fórum Mundial das Resistências
Nos dias 28 e 29 de janeiro, durante o Fórum Mundial das Resistências, o Circuito Dandô e Fronteras Culturales, se reuniram com outras redes e coletivos que também possuem atividades de integração cultural em Nuestra América.
Kátya Teixeira fala sobre o Dandô:
https://www.circuitodando.com/sobre-o-dando
Sobre Dércio Marques:
https://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9rcio_Marques
Vá ao canal do Youtube do Circuito Dandô. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/channel/UCyNink_4t3Zq8tlwYdn9znA
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz, três vezes por semana, homenagens a artistas, com apresentações para o público que está em casa, recolhido na pandemia, e quem, por circunstâncias, está trabalhando fora de casa.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!