Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Quantos mais vão precisar morrer para que essa guerra aos pobres acabe? (Marielle Franco, assassinada em 14 de março de 2018)
Sarau Delivery de hoje é sobre um fato assombroso (mais um) que aconteceu há três anos e, até hoje, não teve investigação séria da polícia para a elucidação sobre o(s) mandante(s). Ontem, 14 de março, completou-se três anos dos assassinatos de Marielle e Anderson. A pergunta já virou um mantra: “Quem mandou matar Marielle”.
Crimes como estes, não elucidados, só incentivam os criminosos a cometerem mais e mais. E é o que vem acontecendo neste Brasil tenebroso de hoje.
Quanto mais tempo levam para resolver os crimes, mais crimes são cometidos. Autoridades não foram competentes (omissão premeditada?) e a chamada grande mídia em nenhum momento fez algo para contemplar o jargão do jornalismo investigativo.
E assim seguimos chorando Marielles, Andersons e os mais de 275 mil mortos pela pandemia. Todos com uma só explicação plausível: os cúmplices são os fascistas e quem se omite está com as mãos sujas de sangue.
Aqui citamos uma jornalista e um ex-jogador de futebol e comentarista, que remam contra a maré, não a Maré de Marielle, mas a maré da violência, da milícia, daqueles que enaltecem a sangrenta ditadura militar, e cobram, corajosamente quem mandou matar Marielle.
Sim, neste país em que vivemos, cobrar justiça é ter coragem. Os covardes se escondem atrás de mesas de autoridades, de redações e de microfones. Se omitem, vergonhosamente.
Veja também vídeo do cartunista Ique, o samba campeão da Mangueira de 2019, a música de Gabi Buarque, o livro sobre cartas de Marielle e artistas e demais personalidades fazendo a pergunta que martela em nossas cabeças: quem mandou matar Marielle? Ah, e como nossa memória é curta, veja a linha do tempo, com as principais ações e omissões no caso Marielle, desde 14 de março de 2018 até março de 2021.
Walter Casagrande Júnior: ex-jogador, comentarista de futebol da Globo, ontem, no início do jogo que comentou: “Além do minuto de silêncio das mortes da Covid-19, terrível momento em que o Brasil atravessa, hoje é 14 de março. Faz três anos que foram executados a Marielle e o Anderson Gomes, num atentado político contra Marielle. A pergunta que todo mundo faz é a mesma que eu vou fazer: Quem mandou matar Marielle? O mundo quer saber, não é o Brasil, é o mundo”.
Sonia Nabarrete, jornalista e escritora, escrito há três anos: MARielle / Um mar de gente gritando vida / Marielle vive! Marielle presente! / Um mar de gente ferida / Gente que ela amou e defendeu / Negros, travestis, desvalidos / Um mar de pobres fodidos / Marielle, liderança nata / Que nasceu na favela / E se fez forte e amada / Um mar de camaradas / Marielle executada / Um mar de lágrimas / Invade a mídia, ressaca / Um mar de revolta / Tsunami à vista / E o mar de gente doída já / Não pede nem suplica / Exige, de pronto, Justiça!
Vídeo do cartunista Ique: “Quem mandou Matar Marielle?”
Gabi Buarque em “Mar de Gente”, de sua autoria. Na letra, nossas tristezas, luta e resistência, em nome da Marielle.
Nós somos tantas, correnteza de rio / Que escorre em Mariana / Pro mar de gente, Marielle / E fere, fere, fere
Participações especiais de Áurea Martins, Mariana Baltar, Nina Wirtti, Silvia Duffrayer e Thaís Macedo.
Samba enredo campeão do carnaval de 2019 – Mangueira – “história para Ninar Gente Grande”, de Manu da Cuica e Luiz Carlos Máximo. Intérprete: Marquinho Art’Samba
Brasil, chegou a vez / De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, Malês
Nos dois anos e meio das mortes; Artistas e demais personalidades cobram o mundo quer saber quem mandou matar Marielle!
Anielle Franco, irmã, em setembro de 2019, sobre livro que traz cartas de Marielle Franco
Veja aqui a linha do tempo sobre os assassinatos de Marielle e Anderson, do Instituto Marielle Franco.
Vejam a lentidão, as idas e vindas, de uma justiça que (parece) não quer resolver.
https://casomarielleeanderson.org/linha-do-tempo
Brasil 247: 3 anos sem Marielle. 14 perguntas sem resposta
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!