Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado
“Eu sempre trabalhei em música popular e gosto muito. Aliás, devo a isso eu fazer alguma coisa de brasileiro, hoje. Aroendendo com o povo, pois só o povo ensina essa coisa” (Radamés Gnattali)
“Radamés Gnattali é o mestre dos mestres, o máximo dentro da linguagem da música popular e um dos alicerces fundamentais da nossa história” (Yamandu Costa)
Sarau Delivery convida você a curtir Radamés Gnattali, com documentário, vídeos e textos sobre o grande maestro, pianista, compositor e arranjador. Um gaúcho, como muitos que conhecemos aqui neste Sarau, realmente, sem fronteiras musicais.
Estamos entre a data de chegada de Radamés Gnattali (27 de janeiro de 1906) e de partida (13 de fevereiro de 1988).
Radamés, que merece homenagens em todos os dias, tem como significado nome“filho do Sol”,“filho de Rá”, ou “o deus Rá procriou”. Definido o substantivo, não é fácil qualificar Radamés Gnattali com poucos adjetivos, mas escolhemos, para título da postagem, o de revolucionário da música brasileira, feito no site da Fritz Dobbert.
Veja aqui texto do poeta e compositor Hermnio Bello de Carvalho sobre Radamés Gnattali e o documentário com 12 episódios da Rádio Batuta, Instituto Moreira Salles.
“Radamés Gnattali, uma usina de sons – assim o rotulei uma vez. Mais do que oportuna essa abordagem que está sendo feita – até porque a obra de Radamés é atemporal.
Não custa nada repetir: é primoroso o trabalho desenvolvido pelo Instituto Moreira Salles através da Rádio Batuta: são 12 episódios com cerca de 1 hora cada, abordando a vida e a obra do Radamés Gnattali com depoimentos, gravações e histórias contadas pelo próprio”.
Texto na íntegra aqui, extraído do Facebook de Herinio Bello de Carvalho:
https://bemblogado.com.br/site/radames-gnattali-uma-usina-de-sons-em-documentario-com-12-episodios/
Vamos de Radamés!
Tom Jobim e Radamés Gnattali em “Meu Amigo Radamés” (Tom Jobim) – Tom e Radamés tocam juntos “Meu Amigo Radamés”. de Tom Jobim. É um momento único, os dois ao piano, um em frente ao outro.
Radamés Gnattali interpreta Jobim – “Chovendo na Roseira”
https://www.youtube.com/watch?v=8rqyvb17BxY
Radamés Gnattali – 10 Valsas (Olinda Allessandrini, piano)
Série “Por dentro das partituras” – Instituto Piano Brasileiro – 10 Valsas, de Radamés Gnattali, interpretadas por Olinda Allessandrini.
Radamés Gnattali ao piano em “Canhoto” (Radamés Gnattali)
Uma dica do amigo, baterista Oscar Bolão:
“Uma das faixas do premiado CD “Radamés e o Sax”, de Leo Gandelman com O Novo Quinteto. Eu fiz a bateria percussão”
Radamés Gnattali : “Zanzando em Copacabana”, de sua autoria
Choro composto e executado ao piano por Radamés Gnattali (1906-1988) em 1957, acompanhado por Pedro Vidal Ramos ao contrabaixo, Luciano Perrone na bateria, Zé Menezes ao violão e Heitor dos Prazeres na percussão. Foi registrado no LP “Radamés Interpreta Radamés”, editado pela gravadora Continental em 1958, e onde o maestro, pianista e arranjador gravou 12 temas de sua autoria, entre choros, foxes e sambas-canções.
Quinteto Persch em “Concerto para Acordeon” (Radamés Gnatalli)
Concerto para Acordeon – Radamés Gnattali (1906-1988) I – Allegro Moderato Quinteto Persch: Adriano Persch, André Machado, Daniel Castilhos, Ezequiel de Toni e Luciano Rhoden. Bongô: Jorge Matte
Radamés Gnattali e Rafael Rabello – “Tributo A Garoto” – 1985 Álbum completo
Radamés Gnattali – “Retratos” – 1990 – álbum completo: https://www.youtube.com/watch?v=ABjmWnHygaA
Musica Brasilis: “Um dos maiores responsáveis pela diluição das fronteiras entre erudito e popular no Brasil, Radamés Gnattali foi pianista, compositor, arranjador e maestro. Atuou em praticamente todos os terrenos: deixou larga obra sinfônica e camerística e foi um dos mais importantes arranjadores brasileiros, com pelo menos cinco décadas de atuação em música popular. Deixou incontáveis obras.”
https://musicabrasilis.org.br/compositores/radames-gnattali
Site sobre Radamés Gnattalli
https://radamesgnattali.com.br/
Site da Fritz Dobbert: Radamés Gnattali – o revolucionário da música brasileira
A fronteira entre o erudito e o popular, por vezes fortemente demarcada na história, foi diluída frequentemente por músicos e compositores que ousaram se entregar aos dois gêneros. No Brasil, são muitos os exemplos daqueles que trafegaram pelos dois mundos unindo o melhor de ambos em prol da música. Um dos mais destacados foi Radamés Gnattali, pianista, compositor, arranjador e maestro que atuou em praticamente todos os terrenos: deixou vasta obra sinfônica e camerística e foi um dos mais importantes arranjadores brasileiros, com pelo menos cinco décadas de atuação em música popular.
https://blog.fritzdobbert.com.br/pianistas/radames-gnattali-o-revolucionario-da-musica-brasileira/#
Arte da capa do post: Daniel Kondo
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz, três vezes por semana, homenagens a artistas, com apresentações para o público que está em casa, recolhido na pandemia, e quem, por circunstâncias, está trabalhando fora de casa.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!