Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Hoje o Baiacu vem matar saudade / Espalhando o samba e muito axé pela cidade / Em respeito à vida e à cidadania / É virtual o nosso samba da folia / No jogo de esconde e revela / A disputa da vacina começou / O vírus não espera / Me vacine seu doutor (Trecho do Bonde da Folia, samba do bloco Baiacu de Alguém)
Sarau Delivery apresenta o Baiacu de Alguém, bloco de carnaval de Santa Catarina, com um samba irreverente e contundente apontando os descasos com a vacina contra a Covid-19 e mostrando a consciência do pessoal das artes, entendendo que o momento não é de aglomeração pessoal, mas sentimental.
O Baiacu de Alguém me foi apresentado pela prima Rose Araújo, trabalhadora na Saúde e moradora em Floripa, que sempre enaltece as muitas coisas bonitas da bela e querida Ilha.
Não dá para ler, falar Baiacu de Alguém sem pensar no trocadilho. E esta é a intenção mesmo. O Baiacu de Alguém é de todos em Santa Catarina, com um quarto de século de atividade.
Veja o vídeo com o samba deste ano, live e a história do bloco.
Chega de cruzes, de sofrimento / Nesta terra de valor / A máscara que esconde a mesma face / Desmascara a verdadeira dor / Tem que acabar com o fura-fila / E parar de queimar o Pantanal / Não aceito o roubo da vacina / Eu quero é vida pra brincar o carnaval / O Baiacu tá revoltado / Com a cloroquina e o leite condensado / O Baiacu aposta na ciência / Na arte, na cultura e na consciência
“ALÔ ALÔ MEUX QUERIDX!! SAIU O CLIPE DO BAIACU DE ALGUÉM DO SAMBA-ENREDO!!! Produzido pela Vitoria Vision, o vídeo foi editado com imagens de arquivo do nosso querido bloco para matar um pouquinho da saudade e te convidar para a nossa live com a Banda Batutas do Baiacu. Assista o clipe e confira a letra:
FICHA TÉCNICA Compositores: Jackson Cardoso, Alvinho Carioca, Reyzinho do Violão, Júlio Black, Denilson, Guima, Cris do Cavaco e Joana. Intérpretes: Alvinho Carioca, Jackson Cardoso e Denílson. Cavaquinho: Cris do Cavaco. Violão: Jacson Cardoso. Violão: Reyzinho do Violão.
Estúdio de Gravação: Rio Vermelho Estúdio Musical. Mixagem e Masterização; Alex Santos. Edição do Clipe: Vitoria Vision. Site e Mídias Sociais: Agência Ganesha. Realização: Associação Cultural Baiacu de Alguém. Parceria: Casa do SambaAqui. Apoio: Rio Vermelho Estúdio Musical.”
Bonde Virtual da Folia
Quando isto acabar
Vamos abraçar
O Baiacu vai ter muito amor pra dar
E tanto amor pra dar Venha abraçar
Mas só quando isto tudo terminarHoje o Baiacu vem matar saudade
Espalhando o samba e muito axé pela cidade
Em respeito à vida e à cidadania
É virtual o nosso samba da foliaNo jogo de esconde e revela
A disputa da vacina começou
O vírus não espera
Me vacine seu doutorChega de cruzes, de sofrimento
Nesta terra de valor
A máscara que esconde a mesma face
Desmascara a verdadeira dorTem que acabar com o fura-fila
E parar de queimar o Pantanal
Não aceito o roubo da vacina
Eu quero é vida pra brincar o carnavalO Baiacu tá revoltado
Com a cloroquina e o leite condensado
O Baiacu aposta na ciência,
Na arte, na cultura e na consciênciaHoje o Baiacu vem matar saudade
Espalhando o samba e muito axé pela cidade
Em respeito à vida e à cidadania
É virtual o nosso samba da folia
Live do Baiacu de Alguém, no carnaval virtual
Baiacu de Alguém – 25 carnavais e muita cultura!
Reconhecimento da Trajetória Cultural do Baiacu de Alguém 1992 2020
“Este vídeo contêm depoimentos de várias pessoas sobre a trajetória do Bloco e do Ponto de Cultura Baiacu de Alguém: foliões, oficineiros, ex-alunos, coordenadores de instituições do Distrito de Santo Antônio de Lisboa, de Florianópolis, parceiros da rede de Pontos de Cultura. Um vídeo recheado de emoção, amizades, parcerias.”
Vá no site e no canal do Youtube do Baiacu de Alguém:
https://www.baiacudealguem.com.br/
https://www.youtube.com/channel/UC1ZUZ5SKbnoktzej5RWBrYw
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!