Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem blogado
Imagem: Iemanjá por Carybé
Dia dois de fevereiro / Dia de festa no mar / Eu quero ser o primeiro / Pra saudar Iemanjá (Trecho de “Dois de Fevereiro”, de Dorival Caymmi)
Rainha do mar / Iemanjá Odoiá Odoiá / Rainha do mar/ O canto vinha de longe / De lá do meio do mar / Não era canto de gente / Bonito de admirar (Trecho de “Caminhos do Mar”, Dorival Caymmi)
Sarau Delivery vai ao mar de Iemanjá neste dois de fevereiro.
Não sei vocês, mas quando ouça falar em Iemanjá, já me lembro de Dorival Caymmi e de Clara Nunes. Então, neste dois de fevereiro, Dia de Iemanjá, vamos com os dois e outros grandes artistas que emprestaram seus talentos para a Rainha do Mar.
Ouça músicas de Dorival Caymmi, Pedro Amorim, Paulo César Pinheiro, Danilo Caymmi, Dudu Falcão, Roberto Mendes e Capinam, Romildo Bastos, Toninho Nascimento, Gilberto Gil e Caetano.
Cantam Iemanjá Dorival, Clara Nunes, Maria Bethânia, Gal Costa, Gil, Caetano e Dominguinhos.
Leia e veja vídeos sobre esta divindade e as festividades do Dois de Fevereiro.
“Em dois de fevereiro, religiosamente, é comemorado o dia de Iemanjá, o orixá feminino também conhecido como Rainha do Mar. Nesta data, seguidores de crenças de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, realizam cultos para homenagear Janaína, um dos nomes associados à divindade. Eles vestem branco ou azul, e oferecem flores, barcos, espelhos e bijuterias a ela, que diferentemente do que imaginamos, é uma mulher negra com seios fartos (sim, esqueça a figura de Iemanjá branca)”. (Hypeness)
No dicionário: Iemanjá
RELIGIÃO: Na África, orixá do rio Ogun e de outros rios e lagos da Nigéria. No Brasil, no candomblé ortodoxo e em outras seitas dele derivadas, orixá das águas salgadas, considerada mãe de outros orixás; Inaê, Janaína, Princesa do Aiocá ou Arocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Sereia do Mar ☞ inicial maiúscula.
Do Portal da Cultura Afro-Brasileira: “Pierre Verger (fotógrafo autodidata, etnólogo, antropólogo e escritor franco-brasileiro) no livro Dieux D′Afrique, registrou: “Iemanjá é o orixá dos Egbá, uma nação iorubá estabelecida outrora na região entre Ifé e Ibadan, onde existe ainda o Rio Yemanja. As guerras entre nações iorubás levaram os Egbá a emigrar na direção oeste, para Abeokuta, no início do século XIX. Não lhes foi possível levar o rio, mas transportaram consigo os objetos sagrados, suportes do axé da divindade. O Rio Ògùn, que atravessa a região, tornou-se, a partir de então, a nova morada de Iemanjá. Este Rio Ògùn não deve, entretanto, ser confundido com Ògún, o orixá do ferro e dos ferreiros.”
Você lerá aqui o nome da divindade grafado com Y e Com I.
Dorival Caymmi – “Dois de Fevereiro” – Dia de Iemanjá – Gravação de 01.12.1957
No dia 02 de fevereiro é comemorado o dia de Iemanjá. Mas você conhece a história dessa divindade? Confira um pouco da matéria que a TV UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus-BA) preparou para vocês.
Maria Bethânia canta “Iemanjá, Rainha do Mar” (Pedro Amorim e Paulo César Pinheiro)
Clara Nunes canta “Conto de Areia” (Romildo Bastos / Toninho Nascimento) e “Na Linha do Mar” (Paulinho da Viola)
Dominguinhos canta “Caminhos do Mar” (Dorival Caymmi, Dudu Falcão, Danilo Caymmi)
Gilberto Gil canta “Iemanjá” (Gil e Othon Bastos)
“Yemanjá” – Rosa Amarela
“Rosa Amarela é um trabalho musical composto por Pris Mariano e Rodrigo Di Castro. Tem como gênero o aspecto religioso, aliados à MPB e ao Pop brasileiro. Nossa intenção é provocar nas pessoas a reflexão de suas crenças, buscando a ampliação de pensamentos e atitudes. Acreditamos que a arte seja um grande passo neste começo. Salve o canto de toda fé!”
Caetano Veloso canta, dele, “Onde o Rio é mais baiano”
Caetano apresenta a canção “Onde o Rio é mais baiano” na Quadra da Estação Primeira de Mangueira, no show que reuniu os Doces Bárbaros [Gil, Gal e Bethânia] no ano em que a escola homenageou os 4 integrantes.
Maria Bethânia canta “Iemanjá, Rainha do Mar” (Roberto Mendes e Capinam)
Gal Costa canta “Dois de fevereiro” (Dorival Caymmi)
Portal da Cultura Afro-Brasileira;
https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/2_VIII.php
Como Iemanjá nasceu preta na África mas virou branca no Brasil?
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz, três vezes por semana, homenagens a artistas, com apresentações para o público que está em casa, recolhido na pandemia, e quem, por circunstâncias, está trabalhando fora de casa.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!