Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Prefiro ter toda a vida / A vida como inimiga / A ter na morte da vida / Minha sorte decidida (Trecho de “Viramundo”, de Capinam e Gil)
“Jamais seria parceiro de alguém que não gosta da vida, não tem os prazeres da vida, relação com a beleza” (Capinam em entrevista à TV Cultura)
Sarau Delivery volta aos palcos com José Carlos Capinam e protesta: planos de saúde, honrem o nome!
Desde o início deste projeto, Sarau Delivery, em março de 2020, tivemos a honra de trazer várias vezes a arte de José Carlos Capinam. E quem nos trouxe o mestre foi o seu parceiro, cantor e compositor Gereba Barreto.
Comemoramos também quando Capinam completou 80 anos, em fevereiro deste ano. Mas, agora, trazemos Capinam para, infelizmente, ter que protestar contra a indústria dos chamados planos de saúde, na verdade, em muitos casos, planos de morte e de enriquecimento dos empresários.
Está nas manchetes o caso Prevent Senior, no qual o plano tem sido investigado por conluio com o governo Bolsonaro no tal de tratamento precoce para Covid-19. Tratamento que já matou muitos incautos e inocentes, à base das famigeradas Cloroquina, indicada para malária, amebíase hepática, artrite reumatoide, lúpus e doenças que provocam sensibilidade dos olhos à luz. e Ivermectina, vermífugo.
Agora, na pessoa do poeta, compositor José Carlos Capinam, destacou-se uma outra vertente que têm vitimizado muitos pacientes, a mesquinharia dos chamados planos de saúde.
O artista paga Bradesco Saúde desde 1995, portanto há mais de um quarto século, quando tinha 54 anos. No momento, Capinam precisa fazer três hemodiálises por semana, mas o plano de saúde havia negado este tratamento. Foi necessário entrar com advogada para que sua causa fosse vitoriosa.
“Capinan não sobrevive sem a hemodiálise porque tem insuficiência renal. Como é que o plano que ele paga desde 1995 não quer autorizar?”, questionou a artista visual Bete Capinan, ex-mulher do artista.
Já a sua advogada, Manuela Serejo, comentou: “Para Capinan, o Bradesco Saúde está sendo um problema constante, pois agora, quando atingiu a terceira idade e mais necessita do plano, já tivemos que ajuizar quatro ações judiciais para que ele tenha os seus direitos à saúde e, principalmente, à vida preservados”. (Fonte Correio da Bahia)
A notícia que temos agora, via, Gereba, é que com vitória na Justiça, Capinam e saiu do internamento e está fazendo as necessárias hemodiálises.
Vejam o que diz o jornalista Carlos Eduardo Alves a respeito da questão séria e muitas vezes macabra dos planos de saúde, que crescem em detrimento aos SUS – Sistema Único de Saúde:
“A patifaria da Prevent Senior é incontestável e deve ser apurada até o fim, com punição para a canalha envolvida. Ponto. Mas do jeito que está sendo apresentada esconde vários outros problemas.
O principal é que os planos de Saúde lucram hoje basicamente em função do sucateamento do SUS, incapacitado por falta de investimento na Saúde pública de muitas vezes atender em prazo razoável a necessidade de exames e outros serviços da área mais importante ao ser humano, a vida.
Para quem não sabe, a Prevent cresceu, principalmente em SP, por ter planos mais acessíveis aos idosos, praticamente excluídos das outras empresas do ramo pelos preços extorsivos para essa faixa etária.
O nó que permite “açougueiros” na saúde nasce do fim planejado do acesso a uma saúde pública decente, talvez o conceito de maior valor oriundo da Constituição de 1988.”
Dito isso, vamos aqui, novamente, enaltecer o grande Capinam, considerado por Gereba como o maior poeta brasileiro vivo. Vá de Gil a Caetano, Roberto Mendes, Gereba, e Geraldo Azevedo, de Elizeth Cardoso, Edu Lobo e Marília Medalha. Veja entrevista com Capinam sobre sua trajetória na arte e política. Curta ainda cerca de 10 postagens do Sarau Delivery, com Capinam e Gereba.
Salve Capinam! Abaixo os usurários dos planos de mortes contra os usuários pela saúde. Viva o SUS!
Estranho Rapaz (Capinan e Roberto Mendes), com Roberto Mendes & Werner Ramakrishna Argolo
Ele olhava minha boca / Ele olhava meu corpo, ele olhava em meu seio / Olhava no meio por dentro de mim / No princípio o perigo / E depois / Eu olhava eu olhava / Não tinha receio / Desejava queria no precipício / Crescer minhas asas / Desvendar o segredo /; Seu olhar penetrante
Gilberto Gil / Tropicália (1968) – Miserere Nobis (Capinam e Gil)
Já não somos como na chegada / O sol já é claro nas águas quietas do mangue / Derramemos vinho no linho da mesa / Molhada de vinho e manchada de sangue / Molhada de vinho e manchada de sangue
Clarice (Capinam e Caetano)
Que mistério tem Clarice/ Que mistério tem Clarice / Pra guardar-se assim tão firme / No coração
“Valsa Derradeira” (Capinam e Gereba), declamação de Herminio Bello de Carvalho, com Gereba e Elizeth Cardoso
Homenagem de Geraldo Azevedo a Capinam
Gilberto Gil canta “Viramundo” (Capinam e Gil) – Ao Vivo
Sou viramundo virado / Nas rondas da maravilha / Cortando a faca e facão / Os desatinos da vida / Gritando para assustar / A coragem da inimiga / Pulando pra não ser preso / Pelas cadeias da intriga / Prefiro ter toda a vida / A vida como inimiga / A ter na morte da vida / Minha sorte decidida
Marilia Medalha e Edu Lobo ” Ponteio ” (Capinam e Edu Lobo) vencedora do Festival da TV Record – 1967 “
Ivan Vilela | Ponteio (Edu Lobo e Capinam) | Instrumental SESC Brasil
Ivan Vilela – viola caipira; João Paulo Amaral – viola caipira; Rodrigo Nali – viola caipira; Elias Kopcak – viola caipira
Entrevista com Capinam – TV Cultura
“Jamais seria parceiro de alguém que não gosta da vida, não tem os prazeres da vida, relação com a beleza”
Internado em Salvador, poeta Capinan briga na Justiça para garantir hemodiálise
Participações de Capinam e Gereba no Sarau Delivery
https://bemblogado.com.br/site/?s=Capinam
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz, três vezes por semana, homenagens a artistas, com apresentações para o público que está em casa, recolhido na pandemia, e quem, por circunstâncias, está trabalhando fora de casa.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!