Sarau Delivery: sem vacina, uma injeção de ânimo na tragédia. Vamos de música e Ariano Suassuna

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –

“A melhor saída é seguir em frente” (Robert Frost, poeta dos EUA, quatro prêmios Pulitzer)




“A utopia é uma coisa da qual o homem não pode passar. É o sonho. Enquanto houver injustiça, enquanto houver falta de liberdade haverá espaço para o sonho, a  utopia” (Ariano Suassuna, dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta, professor e advogado brasileiro)

Sarau Delivery tenta levantar a cabeça, seguir em frente como aconselha Robert Frost e ser um realista esperançoso, como diz Ariano Suassuna, ouvir e ler amigo jornalista e cientista, medindo a pulsação do que estamos vivendo nestes loucos tempos de pandemia.

Ah, e ouvir muita música, ler muito livro. Enfim, ter consciência do momento de desgoverno, de pandemia, em que vivemos, com as palavras mortes e Covid-19 encabeçando o trending topics (perdão, Ariano) de nosso cotidiano. Sobretudo,  ter esperança e ir à luta.

Ontem, estava baixa astral com a notícia dos 250 mil mortos e com o descaso constante dos “desgovernantes”. Então, li o amigo René Ruschel e procurei erguer a cabeça, ficar esperançoso:

“Não saberia viver em outro país. Aqui apareci e ainda vivo. Por essas terras quero deixar o melhor da minha vida. Ser brasileiro é muito mais que ser patriota. Gosto de samba, futebol e praia. Amo política e a minha profissão. Sim, sempre fui de esquerda, socialista por convicção.

Tenho amigos, duas filhas e três netas – Sophia, Catarina e Heloísa. Só queria, pra elas e milhões de outras pessoas, um Brasil menos injusto. Como jornalista, sofro por ser obrigado a escrever e descrever a dor, a angústia, a fome e a miséria que se agrava a cada dia. Mas não desisto. Sigo em frente. Ainda vou ver, novamente, essa gente ser feliz de novo.”

Depois, li o cientista Miguel Nicolelis, que me manteve realista: “O Brasil precisaria de um lockdown nacional, com uma campanha de comunicação, porque a gente precisa da colaboração da população. A população precisa acordar para a dimensão da nossa tragédia. Nessa altura, essas medidas de restrição de horário não têm efeito, porque o grau de espalhamento é tão enorme que se compensa durante o dia, quando as pessoas vão aos restaurantes, shoppings, pegam transporte lotado, não funciona”.

E, assim, a gente vai levando, sem se desesperar jamais, pois a gente não pode é ficar com a bunda exposta na janela para passarem a mão nela e nem o nariz exposto para a Covid-19 se alojar.

Vá até o final. Já que não temos ainda a vacina para todos e todas, vamos tomar um injeção de ânimo com  o quê jamais nos abandona, a música e o pensamento humanista, solidário, de Ariano Suassuna.   Vamos à luta!

 

Com Caetano Veloso e Chico Veloso, a gente “Vai Levando”, música da dupla.

Mesmo com o nada feito, com a sala escura / Com um nó no peito, com a cara dura / Não tem mais jeito, a gente não tem cura / Mesmo com o todavia, com todo dia / Com todo ia, todo não ia/ A gente vai levando, a gente vai levando, a gente vai levando / A gente vai levando essa guia…

 

“Desesperar Jamais” (Ivan Lins e Vitor Martins)
Desesperar jamais / Aprendemos muito nesses anos / Afinal de contas não tem cabimento / Entregar o jogo no primeiro tempo / Nada de correr da raia / Nada de morrer na praia / Nada! Nada! Nada de esquecer
Ivan Lins e Mariana Aydar cantam .

 

Aqui, uma “colagem” letras de músicas que retratam o momento em que vivemos. O vídeo é de maio de 2020, mas está a cada dia mais presente e contundente.  Texto e Imagens de Marluci Martins. Voz de Eraldo Leite. Música de Moacyr Luz.

 

“É”, Gonzaguinha
É / A gente quer viver pleno direito / A gente quer viver todo respeito / A gente quer viver uma nação
/ A gente quer é ser um cidadão / A gente quer viver uma nação / É é é é é é é é

 

“E vamos à Luta” com Gonzaguinha e Roberto Ribeiro. Música de Gonzaguinha
Eu acredito é na rapaziada / Que segue em frente e segura o rojão / Eu ponho fé é na fé da moçada / Que não foge da fera e enfrenta o leão / Eu vou à luta com essa juventude / Que não corre da raia a troco de nada / Eu vou no bloco dessa mocidade / Que não tá na saudade e constrói / A manhã desejada

 

Ariano Suassuna no programa “Sangue Latino”, de Eric Nepomuceno, Canal Brasil

 

Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured

 

Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.

A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…

Preencha seu tempo com arte e resistência!

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias