Sarau Delivery traz a voz do Chile com Maria Macarena cantando um mártir de sua terra, Victor Jara

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem blogado – 

O Bem blogado, dentro do Sarau Delivery, recorda Victor Jara na bela voz de Maria Macarena. Ela canta uma canção do chileno Víctor Lidio Jara Martínez (1932 – 1973), professor, diretor de teatro, poeta, cantor e ativista político, assassinado durante o golpe de Pinochet. 

Nestes dias de quarentena, no dia de feriado de Tiradentes, que elevemos nossos pensamentos a figuras como Victor Jara, morto por pensar, por agir contra a injustiça social, nesta trigésima postagem do Sarau Delivery.




Filho de camponeses, Jara se destacou em sua arte, sendo fundamental no movimento Nueva Canción Chilena, que gerou uma revolução na música de seu país durante o governo de Salvador Allende.

Nos dias posteriores ao golpe militar de Pinochet, de 11 de setembro de 1973, Jara foi preso, torturado e fuzilado. Seu corpo foi abandonado na rua de uma favela de Santiago.

Falava-se que Victor Jara teve suas mãos decepadas por seus carrascos, mas numa exumação realizada em 2009 ficou provado que foram esmagadas por coronhadas.

 

Trecho de “Abra a Janela”, do poeta e músico, bem a caráter para nossos tempos de quarentena contra ocoronavírus e os déspotas que estão lá fora:

Maria Abre a janela / E deixa que o sol ilumine / Por todos os cantos da sua casa / Olha para fora / Nossa vida não foi feita / Para ser cercada de sombras e tristezas.

Abaixo, Maria Macarena faz uma saudação aos internautas do Bem Blogado, Sarau Delivery, e canta El Cigarrito, de Victor Jara. A cantora conta que, normalmente não toca violão, mas, devido a  quarentena, ela teve que fazê-lo.

María Macarena nasceu em Santiago do Chile e vive em Buenos Aires.  É cantora no grupo Las Cabras, onde pesquisam cantos de trabalho com acompanhamento de percussão corporal. É co-fundadora do Proyecto VOCES em Buenos Aires dedicado a pesquisa vocal.

Foi integrante da companhia teatral Casa Talcahuano e continua sua colaboração cênica musicalizando obras, atualmente no  Proyecto Bruxas (dança).

Sarau Delivery, uma seção do Bem Blogado, traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.

A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…

Vamos nos informar sobre o mal que apavora o mundo para que nossos corpos não sofram, mas vamos alimentar nossas almas para que nossa saúde mental também prevaleça.

Que o seu tempo seja preenchido com arte.

 

No rastro do regime ditatorial de Pinochet, mais de três mil mortos ou desaparecidos, tortura a milhares de prisioneiros e exílio de  200.000 chilenos.

Vejam abaixo o músico ativista político cantando “Manifesto”, com imagens da destruição do Chile durante os dias em que o golpe de Pinochet tomou o governo de Salvador Allende, assassinando o presidente e o próprio Victor Jara. 

 

Veja os artistas que já se apresentaram no Sarau Delivery, clique aqui.

Curta, compartilhe e assine o canal do Bem Blogado no Youtube.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Posts Populares
Categorias