Sarau Delivery traz Ana do Chorinho com “Seresteiro”, de Benedito Lacerda e parceiros incertos

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista Bem Blogado – 

Sarau Delivery vem com Ana do Chorinho em “Seresteiro”, de Benedito Lacerda e, como diria o personagem de Francisco Milani na Escolinha do Professor Raimundo, há controvérsias se ele compôs sozinho este chorinho.

O site do Instituto Moreira Salles afirma que em algumas gravações a música é creditada somente a Benedito Lacerda, mas em outras, como na gravação de Isaurinha Garcia, aparece o nome de Pixinguinha. No entanto, o site afirma que parece que a música é exclusiva de Benedita Lacerda. No acervo de Jacob do Bandolim no MIS- Museu de Imagem e Som também surge o nome de Pixinguinha como parceiro, mas em outras fontes trazem Oduvaldo Lacerda, filho de Benedito. Ufa!




Será o Benedito? O Benedito sabemos que é, mas os créditos definitivos para “Seresteiro” são, portanto, incertos.

O certo é que a nossa Ana do Chorinho toca mais uma vez para nos deixar felizes e, ao mesmo tempo, com saudade dos bons tempos pré-pandemia, quando ela liderava o Arruma o Coreto, roda de choro da Praça São Salvador (RJ).

Incerta como o crédito a “Seresteiro” é a data em que teremos vacinas para todos e todas, para voltarmos a curtir o Arruma o Coreto na nossa querida praça.

Enquanto a vacina não vem, vamos de “Seresteiro”, de Benedito Lacerda e…., deixa pra lá.

Base : Songbook Benedito Lacerda; Alessandro Cardozo – cavaquinho; Charlles da Costa – violão de 6 cordas; Daniela Spielmann – saxofone tenor; Netinho Albuquerque – pandeiro; Paulão, violão de sete cordas. Edição do vídeo: Rodrigo Caetano

Sobre Seresteiro

Choro gravado em 1945 por Benedito Lacerda e seu regional, em disco Victor 80-0319-B, cujo rótulo atribui autoria apenas a Benedito. Novamente gravado em 1949, por Isaurinha Garcia, em disco Victor 80-0621-A, agora com autoria atribuída a Benedito e Pixinguinha, que participaram da gravação.

Existe no Acervo Jacob do Bandolim/MIS-RJ um manuscrito de Candinho para esta música, em que foi acrescentado a lápis a autoria de “Pixinguinha e Benedito Lacerda”. Apesar disso, a música parece ser de autoria exclusiva de Benedito Lacerda, tendo sido assim editada em 1945 pela Editora Lítero Musical Tupy.

No Acervo Casa do Choro constam mais dois manuscritos, de autoria de Manuel Pedro do Nascimento e por um copista não identificado, as duas partituras com o nome de Benedito Lacerda como autor.

https://pixinguinha.com.br/discografia/seresteiro/

 

Isaurinha Garcia canta  “Seresteiro”, acompanhada por Benedito Lacerda e Pixinguinha.

 

Sobre Benedito Lacerda

http://brasilinstrumental.com/2do-congreso-de-m-sica-popular

Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:

https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured

 

Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou  apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.

A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…

Preencha seu tempo com arte e resistência!

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias