Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Sarau Delivery volta com Ana do Chorinho neste domingo de lua quarto minguante a caminho da lua nova. E ela vem com “Plenilúnio”, de Erotides Campos.
Pegamos alguns de vocês. Certo? Que história é esta do Washington abrir o Sarau da Ana do Chorinho deste domingo falando em Lua? Tá certo que a pandemia pode deixar meio “aluado”, mas…. Explico para os não entendidos, nos quais me incluo, plenilúnio significa lua cheia.
Quando a Ana me falou pelo zap o nome da música me engasguei: pleni o quê? Santa ignorância, que veio acompanhada com o não saber sobre o autor da música, Erotides de Campos. E eu ia lá perguntar para a Ana, passar recibo?
Mas, tudo resolvido. Já contamos para vocês o significado do título da música, obrigado Houaiss e Dicionário Cravo Albin, que conta, abaixo, quem foi Erotides de Campos. Compositor e pianista, professor de Química e Física, nascido em Cabreuva (SP), Erotides de Campos viveu na metade do século 20.
Nós não sabíamos sobre o músico Erotides, mas vai lá em Piracicaba, onde viveu a maior parte de sua curta vida, e pergunte sobre o homem. Sabe o nome do Teatro Municipal da cidade? Teatro Municipal Erotides de Campos.
Bom, mas todos sabem que a Ana do Chorinho é a líder do Arruma o Coreto, roda de choro da Praça São Salvador, no Rio. Roda que rolava todos os domingos, das 11 às 14 horas, até pouco antes da pandemia.
Aqui, você pode matar um pouco a saudade da Ana até o fim, toc, toc, toc, desta triste era, mas quem quiser ver a flautista ao vivo e a cores, com sua flauta iluminada como um plenilúnio, é só ir na Rua Esteve Júnior, 28, no próximo 10 de junho, às 19 horas. Você pode vê-la tocar no Restaurante Milá, bem pertinho da Praça São Salvador. O restaurante tem uma “pegada” espanhola, mas a Ana vai avisando que não poderá pegar nas mãos dos amigos, pois todo o protocolo sanitário é cumprido lá.
Vamos, então, entrar no mundo da lua com “Plenilúnio”, de Erotides de Campos
Erotides de Campos no Dicionário Cravo Albin
Erotides Jonas de Campos Neves nasceu em 15/10/1896, em Cabreúva, SP, e faleceu em
20/3/1945 Piracicaba, SP. Compositor e instrumentista, iniciou os estudos de piano com a poetisa e pianista Francisca Júlia da Silva, com apenas oito anos de idade. Aos 12 anos, passou a fazer parte de uma das bandas musicais de sua cidade. Nesse período, começou a fazer suas primeiras composições. Em 1905, mudou-se para a capital paulista. Em São Paulo, estudou no Liceu Coração de Jesus, onde foram notados seus dotes de grande flautista. Em Piracicaba, lecionou Química na Escola Normal Sud Mennucci.
Conheça mais sobre o músico aqui: https://dicionariompb.com.br/erotides-de-campos
Participações anteriores de Ana do Chorinho no Sarau Delivery:
https://bemblogado.com.br/site/87645-2/
Vá ao canal do youtube de Ana do Chorinho. Curta, compartilhe e assine.
https://www.youtube.com/channel/UC0oriwuhE3Y2h3Z3QSaNRbA
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz, três vezes por semana, homenagens a artistas, com apresentações para o público que está em casa, recolhido na pandemia, e quem, por circunstâncias, está trabalhando fora de casa.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!