Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado
O Bem blogado, dentro do Sarau Delivery, a arte nos tempos do coronavírus, diversifica trazendo um vídeo do artista Enio Squeff sobre sua obra mais recente em andamento: ilustração de “Os Lusíadas”, de Camões. Vejam o vídeo realizado pela publicitária Ronie Prado.
Tenho ido menos do que preciso ao ateliê do Enio Squeff, amizade daquelas que você expõe como uma obra de arte. Lá, Enio te leva como numa nau lusitana por mares nunca singrados. História, política, música, jornalismo e artes plásticas, lógico, são os assuntos que nos fazem viajar.
Um breve currículo: Jornalista, crítico de música e artista plástico, Enio Squeff é reconhecido por muitos de seus colegas artistas como “um pintor para pintores”: já fez exposições em vários países, no exterior, mas se inspira na cidade de São Paulo para sua vasta produção artística.
Vasta, no sentido mais amplo da palavra: dono de um espírito renascentista apaixonado, criador incessante com mais de 40 anos de carreira, confortável em utilizar diferentes linguagens e suportes, comumente, ao mesmo tempo.
No campo editorial, entre outros trabalhos, Enio Squeff ilustrou a “Odisséia”, de Homero (ano VIII antes de Cristo), pela Editora da Universidade de São Paulo, em 1992 e “Cancioneiro”, um patrimônio da poesia universal, em edição bilíngue, traduzida por José Clemente Pozenato, e com mais de 700 ilustrações do artista plástico, que reconstroem uma visão do ambiente da poesia de Francesco Petrarca (1304 / 1374).
Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Vamos nos informar sobre o mal que apavora o mundo para que nossos corpos não sofram, mas vamos alimentar nossas almas para que nossa saúde mental também prevaleça.
Que o seu tempo seja preenchido com arte.
Leia sobre Os Lusíadas, de Camões, aqui numa resenha de Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura
https://www.culturagenial.com/os-lusiadas-de-camoes/
Aqui, Caetano Veloso e Chico Buarque em Argonautas, do primeiro. A música nos remete à Portugal e a uma polêmica sobre quem teria cunhado a frase “Navegar é Preciso, viver não é preciso”. Alguns atribuem a Fernando Pessoa, outros a Camões e tantos outros ao general romano Pompeu. De toda a forma, a música ficou na nossa memória como um fado que nos remete aos grandes navegadores portugueses.
https://www.youtube.com/watch?v=iqb6rNUwvtg
Conheça mais sobre sua vida e obra em:
Capa do post: Foto produzida por Javam Ferreira Alves
Veja os artistas que já se apresentaram no Sarau Delivery, clique aqui.
Curta, compartilhe e assine canal do Bem Blogado no Youtube.