Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
“Não deixo o baixo astral dominar. Eu deleto tudo que é triste. Tudo o que é ruim, esqueço. Eu deleto da cabeça, para ficar tem que fazer uma força muito grande. Vivo em função das coisas positivas” (Martinho da Vila, sobre a pandemia, quando do lançamento do seu mais recente disco, “Rio: Só Vendo a Vista”)
Sarau Delivery traz o alto astral de Martinho da Vila, que completou 82 anos em fevereiro passado. Ouvir Martinho cantando e falando sobre sua trajetória nos repõem energias neste momento em que estamos tão necessitados do ar puro da arte e da dignidade.
Com uma trajetória artística marcada pelo humanismo, pela alegria do povo e dignidade, Martinho da Vila nos anima nestes tempos de pandemia.
Como sua casa é casa de bamba, Martinho é pai de oito filhos: Mart’nália, Martinho Antônio, Tunico Ferreira, Preto Ferreira, Alegria Ferreira, Maíra Freitas, Analimar Ventapane e Juju Ferreirah. A maioria é artista da música. Ah, e os netos, que são 10, dos quais Dandara e Raoni já cantam.
Nesta postagem você vai ver Martinho na década de 70 (quando surgiu para a nossa música), em seu disco mais recente, apresentações como a que fez fez no programa “Samba da Gamboa”, de Diogo Nogueira, quando completou 80 anos.
Assista, também, Martinho falando da “Professora de sua Vida”, em vídeo que gravou para o Sinpro-Rio – Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro, e suas declarações a respeito do momento em que vivemos: ‘Parece a Revolta da Vacina, e o presidente ajuda nisso’. E também: “O Brasil atual é uma maluquice total, uma demência mesmo”.
Veja também participações de alguns de seus filhos e netos com músicas de Martinho, e textos sobre o grande cantor e compositor.
Martinho da Vila – “Quem pode, pode” – “Volta pro morro” – (introdução: “Meu laiaraiá”) no show “Sambão” (TV Record) dos anos 70.
Martinho da Vila – Menina Moça / Casa De Bamba / O Pequeno Burguês
Martinho da Vila sobre álbum lançado na pandemia: https://revistaquem.globo.com/Entrevista/noticia/2020/11/martinho-da-vila-sobre-album-lancado-na-pandemia-nao-deixo-o-baixo-astral-dominar.html
Martinho Da Vila – Rio: Só Vendo A Vista (Lyric Video), do disco de 2020.
Martinho Da Vila, Mart’nália – Menina de Rua, de ambos (Áudio Oficial)
Dandara e Raoni, netos de Martinho da Vila, em “Canta, Canta, Minha Gente!” e “Ex amor”
Martinho da Vila decifra multifacetada alma carioca em novo CD
https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2020/11/4890464-martinho-da-vila-decifra-multifacetada-alma-carioca-em-novo-cd.html
Samba da Gamboa comemorou os 80 anos de Martinho em 2018
Sinpro-Rio: “DIGNIDADE NA EDUCAÇÃO – RESPEITE @PROFESSOR/A! – Martinho da Vila lembra a professora de sua vida.
Carta Capital, em 20919 – Martinho da Vila: “O Brasil atual é uma maluquice total, uma demência mesmo”
O cantor e compositor Martinho da Vila contou um pouco sobre música e sobre sua visão política no cenário brasileiro atual. Com simpatia e riso sincero, Martinho relembrou, também, sua visita ao ex-presidente Lula na prisão: “ele é um homem forte”.
Martinho da Vila: ‘Parece a Revolta da Vacina, e o presidente ajuda nisso’ …
https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/redacao/2021/02/14/martinho-da-vila-parece-a-revolta-da-vacina-e-o-presidente-ajuda-nisso.htm
Conheça a trajetória de vida e de arte de Martinho da Vila
https://www.ebiografia.com/martinho_da_vila/
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!