Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado
Sarau Delivery decola com Ana do Chorinho do “Aeroporto do Galeão”, de Altamiro Carrilho, 1924-2012.
Vocês sabem o quanto que a Ana do Chorinho nos aguça a curiosidade com as músicas que ela toca aqui.
Pois bem, foi fácil descobrir a fonte de inspiração de Altamiro Carrilho para a música “Aeroporto do Galeão“. O nome já diz, elementar meu caro Washington.
E não precisamos ser muito Sherlock para desvendar que Altamiro, viajando muito a partir do aeroporto em questão, ouvia sempre quatro notinhas musicais que antecediam as famosas chamadas de voos. Das quatro notas, criou a música. Mais detalhes abaixo.
Aeroporto do Galeão também conhecido como Aeroporto Tom Jobim. Aliás, o maestro soberano, dizem, morria de medo de viajar em avião (ele e Vinicius). Quando Tom Jobim partiu, colocaram o nome dele no local. Não sabemos se Tom ficou feliz com esta homenagem, mas isso é outra história.
Voltemos a Altamiro, cujo nome, de origem Teutônica, significa “Velho esperto ou brilhante”. Perfeito, pois para nós que conhecemos Altamiro Carrilho desde criancinha, sempre o vendo como um senhor brilhante, tanto quanto sua flauta.
A família do artista é toda musical. O avô materno, a mãe e os tios todos foram músicos, chegando no irmão Álvaro, também flautista, e o sobrinho, violonista Maurício Carrilho.
Altamiro que, vejam só, aprendeu a tocar flauta com um carteiro. Que bela mensagem trouxe este profissional dos Correios!
Vamos com Ana do Chorinho em “Aeroporto do Galeão”, de Altamiro Carrilho, enquanto não aterrissamos no nosso cantinho para ouvir o Arruma o Coreto tocando ao vivo. Depois da pandemia, ouviremos a locutora do aeroporto de nossos sonhos comunicando: “atenção senhores passageiros…..”
Base – SongBook Altamiro Carrilho – ChoroMusic. Editado por Rodrigo Caetano
Leia aqui como Altamiro Carrilho se inspirou para criar “Aeroporto do Galeão”.
https://www.facebook.com/sambachoropartituras/posts/823341807717786/
Veja aqui um programa inteiro com e sobre Altamiro Carrilho no Programa Instrumental Sesc Brasil
“Consagrado no Brasil inteiro, Altamiro Carrilho é considerado uma lenda do choro, se apresentou em mais de 48 países. Iniciou sua carreira tocando caixa de guerra na banda de seu avô. Em 1950, formou seu primeiro conjunto até que no ano de 1955, criou “Bandinha de Altamiro Carrilho”. Lançou mais de 110 discos e compôs cerca de 200 músicas, além de 4 DVDs e um longa-metragem.”
Ficha técnica: ALTAMIRO CARRILHO, flauta e píccolo; MAURÍCIO VERDE, cavaquinho; PEDRO BASTOS, violão 7 cordas e bandolim; LUÍS AMÉRICO BASTOS, violão; EBER DE FREITAS, bateria e percussão
Sobre Altamiro Carrilho no Dicionário Cravo Albin
https://dicionariompb.com.br/altamiro-carrilho/dados-artisticos
Reportagem com Álvaro Carrilho, irmão de Altamiro, contando sobre a veia musical da família.
https://anovademocracia.com.br/no-17/867-alvaro-carrilho-a-musica-tem-carater
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz, três vezes por semana, homenagens a artistas, com apresentações para o público que está em casa, recolhido na pandemia, e quem, por circunstâncias, está trabalhando fora de casa.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência