Sarau Delivery: vídeos e textos para alertar que “A Minha Consciência pede Liberdade para André Lemos”

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem blogado –

 

Crioulo cantando samba / Era coisa feia / Esse é negro é vagabundo / Joga ele na cadeia (Trecho da letra de “Vá Cuidar de Sua vida”, de Geraldo Filme, gravada por Itamar Assumpção)

Sarau Delivery, dentro da série “Consciência Negra” apresenta o vídeo de artistas e demais ativistas pela “Liberdade para André Lemos”.

O vídeo, “A Minha Consciência pede Liberdade para André Lemos”, tem início com a atriz Camila Pitanga e finaliza com o rapper Flávio Renegado, traz vários ativistas pedindo a liberdade para o músico, professor de teatro e musicalização André Lemos. Vamos recordar aqui esta e outras prisões injustas, todas de negros e negras, nesta Sarau Delivery.




André foi o único preso e algemado num protesto em 2013, na Ocupação Indígena Aldeia Maracanã. O governo de Sérgio Cabral expulsou, na base da truculência policial, os índios que viviam naquele espaço para a construção do novo estádio onde era o Maracanã.

Sete anos depois, agora neste triste 2020, André Lemos foi condenado a um ano e quinze dias de prisão. A liberdade do artista e ativista depende da nossa voz, da nossa mobilização, pois o habeas corpus pela liberdade de André Lemos está nas mãos da ministra do STF, Rosa Weber.

Vídeo “A Minha Consciência pede Liberdade para André Lemos”.

 

Participação no vídeo de Camila Pitanga, Thomás Aquino, BNegão, Renata Souza, Vilma Melo, Rodrigo França, Aza Njeri, Wilson Rabelo, Reinaldo Júnior, Doralyce, Nando Cunha e Flávio Renegado.

Texto da ANF – Agência de Notícias das Favelas sobre André Lemos. 
https://www.anf.org.br/liberdade-para-andre-lemos/#:~:text=Na%20%C3%BAltima%20sexta%2Dfeira%2C%2020,pris%C3%A3o%20por%20desacato%20a%20autoridade.

Sandra de Sá canta “Olhos Coloridos” (Macau)
Os meus olhos coloridos / Me fazem refletir / Eu estou sempre na minha / E não posso mais fugir

Itamar Assumpção canta “Vá cuidar de Sua vida”, de Geraldo filme:
Vá cuidar da sua vida / Diz o dito popular / Quem cuida da vida alheia / Da sua não pode cuidar / Crioulo cantando samba / Era coisa feia / Esse é negro é vagabundo / Joga ele na cadeia / Hoje o branco tá no samba / Quero ver como é que fica / Todo mundo bate palma / Quando ele toca cuíca…

 

Aqui, mais fatos  tristes que demonstram a injustiça social no Brasil

Preso por ‘portar’ violoncelo, músico negro da Orquestra de Cordas da Grota é libertado

O violoncelista Luiz Carlos Justino, 23 anos, passou os últimos 12 anos de sua vida na Orquestra de Cordas da Grota, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Na quarta-feira (02/09), após se apresentar nas barcas, parou com mais dois colegas para tomar algo em uma padaria. Foi abordado pela polícia por “desconfiança” e preso por um roubo que aconteceu em 2017.

Leia matéria completa aqui no blog Ponte Jornalismo:
https://ponte.org/preso-por-portar-violoncelo-musico-negro-da-orquestra-de-cordas-da-grota-e-libertado/#:~:text=Preso%20por%20’portar’%20violoncelo%2C,Grota%20%C3%A9%20libertado%20%2D%20Ponte%20Jornalismo

Na época, início de setembro, a Orquestra de Cordas da Grota protestou em frente ao presídio contra prisão de violoncelista
https://www.youtube.com/watch?v=rluSvT0CMyY

Ponte Jornalismo: “Um ano após ser presa reconhecida apenas por cabelo e pele, atendente negra é solta”
Daniele Campos de Oliveira, 33 anos, foi com o irmão até a delegacia e acabou presa em novembro de 2019; agora ela luta pela absolvição

Um ano após ser presa reconhecida apenas por cabelo e pele, atendente negra é solta

Brancos reconheceram atendente negra por pele e cabelo. Ela foi presa por roubo

Brancos reconheceram atendente negra por pele e cabelo. Ela foi presa por roubo

Pessoas negras sofrem de 3 a 7 vezes mais punições da polícia do que brancas, aponta pesquisa
https://ponte.org/pessoas-negras-sofrem-de-3-a-7-vezes-mais-punicoes-da-policia-do-que-brancas-aponta-pesquisa/

 

Foto da capa do blog: Imagens do documentário Urutau: Resistência Marakanã mostram Lemos sendo esmagado contra o chão por dois policiais

 

Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.

A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…

Preencha seu tempo com arte!

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias