Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Sarau Delivery apresenta um pouco da grande obra, em todos os sentidos, de Eduardo Kobra. O poeta da pintura em prédios, muros e o que mais vier não deixa que a força da grana, que ergue e destrói coisas belas, prevaleça totalmente nos espaços urbanos.
Hoje não tem música, mas tem muito artista, muita personalidade humanista, pintada por um muralista que vive nas alturas.
Veja aqui a história de Eduardo Kobra, que ganhou asas com sua obra e voou pelo mundo todo, levando a arte para as alturas e para as profundidades, às vezes, obscura das metrópoles em cinco continentes.
Kobra que voa, mas ao contrário de muita cobra que ganhou asas neste “Brasilzão”, o artista voa com solidariedade, pregando a paz.
Abaixo, várias obras do artista e acesse o seu site para conhecer melhor sua vida que imortaliza vidas. Veja como o artista, solidário, pintou num cilindro de oxigênio e, com a obra, amealhou 700 mil reais que destinou à construção de duas usinas de preparo de oxigênio no Amazonas, na luta contra a Covid-19.
Kobra vai do interior ao exterior num pulo. Acompanhe toda a sua trajetória e veja esta exposição do Sarau com murais de artistas que Kobra realizou.
Neste vídeo, acompanhe Eduardo Kobra dando os toques finais em sua mais recente obra, pintando um mural de livros num prédio em Sorocaba(SP).
“A literatura nos ajuda a chegar a lugares mais altos”
Texto de Kobra sobre sua obra em Sorocaba: “O menino que sobe as escadas para alcançar um livro simboliza o esforço pelo conhecimento — e os degraus vencidos a caminho dos sonhos, dos objetivos de vida. Inauguro aqui em Sorocaba este mural com o qual quero passar a mensagem da importância da leitura. Fico feliz que minha arte esteja se espalhando pelo interior paulista e aproveito para agradecer os mais de 4 mil comentários com dicas de obras literárias que recebi. Neste, que acabou se tornando um trabalho colaborativo, destaquei 150 dessas sugestões. A literatura nos ajuda a chegar a lugares mais altos. Qual o próximo livro que você vai ler? “
Eduardo Kobra cria obra em cilindro inativo e arrecada R$700 mil para construção de usinas de produção de oxigênio hospitalar
Oscar Niemeyer em São Paulo
Adoniran Barbosa em dois momentos, em São Paulo: Bairro do Cambuci e em Pinheiros, Praça Benedito Calixto
Chico Buarque e Ariano Suassuna, em São Paulo
Mário Lago, em São Paulo
Tom Zé, em São Paulo
Aeroporto de Congonhas, SP
Cacique Raoni, em Lisboa
Da Vinci e Monalisa, em São Paulo
Michael Jackson, Nova York
Artista brasileiro é eleito personalidade do ano em Nova York
https://www.gazetadopovo.com.br/haus/estilo-cultura/kobra-eleito-personalidade-ano-2018-nova-york/
Onde ver os Murais de Eduardo Kobra em Nova York
https://br.pinterest.com/pin/562457440961705444/
Mural de Kobra no Rio vai para o Guinness como maior grafite do mundo
O trabalho, que tem a extensão de 3 mil metros quadrados representa a união entre os povos dos cinco continentes estampada em rostos dos povos Huli da Nova Guiné, Mursi da Etiópia, Kayin da Tailândia, Supi da Europa e os Tapajós das Américas
https://www.metropoles.com/entretenimento/exposicao/mural-de-kobra-no-rio-vai-para-o-guinness-como-maior-grafite-do-mundo?amp
Gandhi: Eduardo Kobra lança primeira obra na Índia
Com o nome de ‘Gandhi: Todos somos iguais’, o mural do artista brasileiro presta homenagem ao ativista indiano
Muralista Eduardo Kobra estreia em Porto Alegre com homenagem a Mário Quintana
Veja mais obras de Kobra, da periferia de São Paulo para o mundo.
https://www.eduardokobra.com/
Da periferia de São Paulo para o mundo. Nascido em 1975 no Jardim Martinica, bairro pobre da zona sul paulistana, o artista Eduardo Kobra tornou-se um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, com obras em 5 continentes
Desde os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, ele detém o recorde de maior mural grafitado do mundo – primeiro com ‘Etnias’, pintado para celebrar o evento, com 2,5 mil metros quadrados; marca superada por ele mesmo em 2017, com uma obra em homenagem ao chocolate que ocupa um paredão de 5.742 metros quadrados às margens da Rodovia Castello Branco, na Região Metropolitana de São Paulo.
Uma de suas obras mais famosas é ‘O Beijo’, executada em 2012 no High Line, em Nova York – apagada quatro anos mais tarde. Trata-se de uma releitura cheia de cores da imagem feita pelo fotojornalista norte-americano Alfred Eisenstaedt (1898-1995) em 13 de agosto de 1945, quando o povo saiu às ruas para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial.
O Beijo, Nova York
Veja mais de sua trajetória artística aqui:
https://www.eduardokobra.com/biografia
Mural, Livros em Sorocaba
“A literatura nos leva a lugares mais altos”, diz o artista Eduardo Kobra ao comentar seu novo mural
https://conexaoplaneta.com.br/blog/a-literatura-nos-leva-a-lugares-mais-altos-diz-o-artista-eduardo-kobra-ao-comentar-seu-novo-mural/
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!