Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
No dia em que não houver lugar para o índio no mundo não haverá lugar para ninguém” (Ailton Krenak)
Se eu assumir, índio não terá mais um centímetro de terra (Bozo, em 17/02/18)
Sarau Delivery volta com Conrado Pera com “Indígenas”, seu novo clipe oficial.
Conrado Pera nascido na Vila Maria, Zona Norte de São Paulo, é filho dos amigos, artistas e humanistas, Paulo Barroso (Badão) e Aduzinda Barroso (Du) e irmão do cineasta Gustavo Pera.
E ele, Conrado, tem centenas de tios por adoção, que o embalaram, que pegaram em suas mãos e que hoje têm orgulho do sobrinho que ama e divulga a natureza.
Conrado que canta a causa indígena. Indígenas tão perseguidos em todos os tempos, aqui desde 1500, e que ecoam suas vozes de resistência.
Aquele que se senta na cadeira presidencial, infelizmente, dá apoio a latifundiários, grileiros e garimpeiros, invasores de terras indígenas, mas vozes como a de Conrado Pera sempre se juntarão a de milhões contra o genocídio indígenas. Aliás, genocídio é palavra que vem sendo muito falada agora, com a pandemia, mas é uma prática que os indígenas conhecem na pele há séculos.
Para os pais e tios do Conrado recordarem e para os de sua geração conhecerem, trazemos também “Mira Ira”, de 1985, com Miriam Mirah e Lula Barbosa, Tarancón e Placa Luminosa, e “Ruas da Cidade, com Lô Borges. Trazemos também, de volta ao Sarau, o cantor e compositor indígena Gean Ramos, com “Cartão Postal Pankararu”. Leia ainda textos sobre as perseguições atuais aos indígenas.
Ouça Conrado Pera sobre sua vida na Chapada dos Veadeiros e sua interação com os indígenas.
Vamos de “Indígenas”, de Conrado Pera e Sandro Dornelles e outros vídeos sobre este povo que resiste.
Conrado Pera, vozes e violão; Federico Puppi, violoncelo; Barba Marques e Manu Neto, percussão; Raul Misturada, violão tenor, violão requinto, zig-zun e programação; Raul Misturada, produção musical; Diogo Strausz, mixagem; Carlos Freitas no Classic Master, masterização.
Outro momento de Conrado Pera com “Indígenas”, na Aldeia Multiétnica
“Mira Ira” (Povo de Mel em Tupi Guarani, 1985 (Lula Barbosa e Vanderlei De Castro). Intérpretes: Miriam Mirah, Lula Barbosa, Tarancón e Placa Luminosa.
Lô Borges canta “Ruas da Cidade” (Lô Borges e Márcio Borges)
Gean Ramos canta Cartão Postal Pankararu
“Filho do povo indígena Pankararu, o cantor e compositor pernambucano, Gean Ramos, tem se destacado no cenário musical do estado. O músico costuma conciliar os desafios da carreira com a luta pelos direitos dos povos indígenas e, acompanhado de Pedro Lucas Viola de 10, na #Canja da faixa Cartão Postal Pankararu, proporciona um verdadeiro mergulho na cultura do seu povo.” (Rádio Universitária)
Ele Não! Em carta, indígenas repudiam visita anunciada de Bolsonaro a Terra Yanomami
Site Amazônia Real: Liderança André Baniwa disse que Bolsonaro é uma pessoa ‘makadawalitsa‘, o mesmo que grosseiro e sem valor. Para André, presidente fez pouco caso do conhecimento indígena.
Postagem do site de Helena Alcântara, sobre a Aldeia Multiétinica
https://helenacastellobranco.com/tag/encontro-de-culturas-tradicionais-da-chapada-dos-veadeiros/
Foto da capa do blog do site de Helena Alcântara, na Aldeia Multietinica
Vá no Canal do Youtube de Conrado Pera. Curta, compartilhe e assine.
https://www.youtube.com/channel/UCbtweIqqsci06wiS8zaPlQA
Siga @conradopera no instagram
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine.
https://www.youtube.com/user/bemblogado/features
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz, três vezes por semana, homenagens a artistas, com apresentações para o público que está em casa, recolhido na pandemia, e quem, por circunstâncias, está trabalhando fora de casa.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!