Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Sarau Delivery apresenta Angélica Ventura no videoclipe “Anjo da Velha Guarda”, de Aldir Blanc e Moacyr Luz, Prêmio Funarte RespirArte de 2020. Veja este, outros vídeos e um estudo de Angélica Ventura sobre a africanidade na música do seu primo, Luiz Carlos da Vila.
A africanidade brasileira é uma temática recorrente da guerreira Angélica Ventura, que aqui faz uma homenagem aos valorosos componentes das velhas guardas das escolas de samba. Tendo como cenário a nossa bela Ilha de Paquetá, Angélica canta de Aldir Blanc e Moacyr Luz: “De cuíca eu manjo / Também vou de banjo / Fiz das avenidas meu salão / Fidalguia esbanjo / E danço com meu anjo / Eu sou da velha guarda, meu irmão!
“Contemplado pelo Prêmio Funarte RespirArte de 2020, o videoclipe foi idealizado pela cantora carioca Angélica Ventura para homenagear um dos maiores compositores do Brasil, Aldir Blanc, traz a composição realizada em parceria com Moacyr Luz que foi feita para a gravação do intérprete Zeca Pagodinho. Aldir Blanc faleceu em Maio de 2020, vítima da Covid-19, deixando um grande legado para a música brasileira e também dando nome à Lei que apoia todos os trabalhadores da cultura em nosso país.
Este trabalho foi realizado com músicos e produtores, em sua maioria residentes na Ilha de Paquetá, local que foi muito frequentado por Aldir Blanc, em uma empreitada para participar do edital da Funarte que trouxe muita emoção e respiro para toda equipe ao fazer essa homenagem juntos, muito próximos, porém distantes fisicamente.
Ficha técnica: Angélica Ventura, voz e coordenação geral; maestro Carlos Veras, cavaco; Guilé, contrabaixo; Jonathas Xavier, piano, acordeon, arranjo, direção musical e edição de áudio e vídeo; Rodrigo Cirne; pandeiro; Cinthia Tavares, produção de vídeo e executiva; Ligia Fernandes, produção executiva”
Teaser da música “Relembrando” (Luiz Carlos da Vila), CD “Relembrando” de Angélica Ventura, tendo como cenário a bela casa da ótima anfitriã Ize Sanz, em Paquetá
Angélica Ventura canta “Marinheiro Só, música de domínio público
Trajetória artística de Angélica Ventura
Angélica Ventura chega ao cenário do samba para resgatar o lirismo e o romantismo de outros carnavais. Cresceu ouvindo os programas da Rádio MEC e Nacional. Têm como referências Elizeth Cardoso, Dalva de Oliveira, Geraldo Pereira, Elza Soares, Cartola, Clara Nunes, Chico Buarque, Elis Regina, Beth Carvalho, Alcione entre outros.
https://bemblogado.com.br/site/angelica-ventura/
Revista África e Africanicades
Estudo de Angélica Ventura sobre a música do primo Luiz Carlos da Vila, no qual é abordado a visão da história e a cultura afro-brasileira
A Valorização da História e Cultura afro-brasileira por Luiz Carlos da Vila
https://africaeafricanidades.net/documentos/01112010_11.pdf
Acompanhe também Angélica Venturas nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/angelicaventuraoficial
Instagram: www.instagram.com/angelica.ventura.92
Participação anterior de Angélica Ventura no Sarau Delivery
https://bemblogado.com.br/site/sarau-delivery-a-arte-nos-tempos-do-coronavirus-traz-angelica-ventura-cantando-dona-ivone-lara/
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte!