Se eu fosse Lira, declarava amor a Lula!

Compartilhe:

O Brasil está prestes a ver, depois de Moro saindo da magistratura pra virar ministro, e Deltan saindo do MP pra virar candidato, prestes a ver uma pequena penca de desembargadores pedindo aposentadoria precoce pra não virarem réus e, possivelmente, presidiários.

Por Alfredo Herkenhoff, compartilhado de Construir Resistência




Foto: Ricardo Stuckert

A Oitava Turma em POA está mais nervosa do que Gabriela Hardt e os membros dispersados da Força Tarefa.Artur Lira obteve uma vitória espetacular hoje, no STF, por unanimidade, arquivando um processo terrível contra o presidente da Câmara. Mas o chefe do orçamento secreto na triste era Bolsonaro que não se iluda: Recebeu só um sinalzinho de boa vontade.Do mesmo modo, aquele senador nordestino, que no começo da CPI da Covid ameaçava desembarcar do negacionismo bolsonarista antivacina, mas desistiu e largou aquele inquérito parlamentar para se tornar chefe da Casa Civil e dividir com Lira a chefia do orçamento secreto, está também na beirola da caçapa da sinuca bola sete. Se ficar pianinho, retroceder, Girão vai ganhar também um sinalzinho de boa vontade do Supremo.O Poder Executivo liberou, horas atrás, quase 2 bilhões de reais aos congressistas para conter a fúria de Lira acossado pelos escândalos dos seus assessores na roubalheira do orçamento secreto. Mas a grana que o governo liberou, e liberou às pressas, não tem nada a ver com replay de orçamento secreto. Aliás, esquema tornado ilegal pelo STF. A grana de quase 2 bilhões foi liberada com sabedoria. Contemplou exclusivamente emendas impositivas. O que Lula fez foi apenas acelerar o sistema burocrático ao redor do Centrão. As impositivas são legais. Lula apenas as apressou.Lira está quase em pânico. Se insistir em manobrar a extrema direita bolsonarista para tumultuar o segundo semeste do governo Lula, seu destino, provavelmente, será triste, com processos novos, velhos reabertos, amplo direito de defesa, respeito ao contraditório, e cassaação e, enfim, cadeia ao fim.E Artur Lira ainda tem uma ex-mulher que continua disposta a falar.Detalhe fundamental: Lira e a extrema direita bolsonarista não têm mais volume na guerra das narrativas.Provavelmente Lira vai ficar mais bacana nos próximos meses e evitar o pior para o Brasil e para ele mesmo.Se eu fosse Lira, eu declarava amor a Lula e distância de Valdemar e Bolsonaro!

Alfredo Herkenhoff é jornalista, escritor, autor do livro Jornal do Brasil – Memórias de um Secretário

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias