Por Paulo Frateschi, fundador e militante do Partido dos Trabalhadores
Sobre a participação de Requião nas mídias progressistas
Lula propõe medidas e reformas politicas-econômicas de cunho democrático e popular para tirar os trabalhadores da zona de pobreza. Diz ainda que tem por objetivo fazer com que os brasileiros possam garantir no mínimo três refeições diárias. Lula quer priorizar o combate a fome, assim dialoga com seu povo. Pois bem, diante disso é inaceitável que Roberto Requião diga, no debate público, que os senhores proprietários também alimentavam seus escravos com café da manhã, almoço e jantar. O deboche que turva o entendimento sobre a dominação de classe deve ser rechaçado entre nós.
Já que Requião foi convidado pelo Lula para ingressar no partido é bom informá-lo que sempre incentivamos as discussões apontando com rigor as contradições que enfrentamos (é só acompanhar as atuais discussões sobre a escolha do vice do Lula).
Entretanto, a prática no partido é o respeito entre os companheiros, e a honestidade intelectual sempre valorizada. A ironia é outra coisa. Muito usada entre nós, é doída, mas aceita como tradição da esquerda.
No PT, os seus membros costumam pagar o preço politico pelas ações e posicionamentos. Observe o que aconteceu recentemente com o nosso vice-presidente nacional, Washington Quaquá. Ninguém cobra punições, tampouco censuras, mas sem dúvida já amarga um enorme desgaste politico.
Requião tenta desqualificar nossa Fundação Perseu Abramo chamando-a de “PERSEU OBAMA, isso é inaceitável. Agora, se quiser apresentar “críticas” às propostas e formulações da Fundação Perseu Abramo, tenho certeza que serão muito bem recebidas no debate.
A FPA ocupa grande papel na conjuntura atual ao elaborar, debater e articular politicas, junto com a direção do partido, para a grande disputa de 2022. Mais do que nunca a Fundação é um orgulho do PT.
Senhor Requião, se resolver aceitar o convite do Lula, seja muito bem-vindo.
*Paulo Frateschi: fundador do PT, militante e dirigente por 40 anos. Atualmente juntando forças para ajudar a nossa estrela a brilhar.