‘Será um grave dano Lula fora das eleições’, diz integrante do Parlamento Europeu

Compartilhe:

Por René Ruschel, publicado em Carta Capital – 

Deputado italiano Roberto Gualtieri visitou o ex-presidente em Curitiba e defendeu que a Europa olhe atentamente para o processo democrático no Brasil

Deputado Roberto.jpg
‘Europa tem que ser muito exigente no que diz respeito a imparcialidade dos processos políticos’, diz Gualtieri

O deputado italiano Roberto Gualtieri, do partido Democrático da Itália e presidente da Comissão de Economia do Parlamento Europeu, esteve nesta quinta-feira 25, na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, para uma visita ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso há 112 dias.

Segundo ele, a prisão de Lula provocou inquietações nos meios políticos da Europa, pois é sabido que ele lidera todas as pesquisas de intenção de votos. Portanto, reiterou, “será um grave dano ao país se ele não puder participar das eleições. É preocupante para a democracia brasileira, que é jovem. É preocupante para a imagem do País perante o mundo”.




Na opinião do deputado, a União Europeia deve olhar atentamente para a qualidade do processo democrático no Brasil. “Estamos discutindo e negociando um acordo de associação comercial com o Mercosul. Por essa razão, acho que a Europa tem que ser muito exigente no que diz respeito a imparcialidade dos processos políticos, democráticos e eleitorais”.

Para ele, Lula é uma referência para todos os democratas “do mundo, da Europa”, por suas políticas de inclusão, igualdade social e desenvolvimento econômico implementadas no Brasil. “Lula tornou o Brasil mais parecido com a Europa. Todos reconhecem seu trabalho”.

Gualtieri afirmou ainda que achou que Lula está forte, muito tranquilo e determinado para mostrar sua inocência. “Além de conduzir uma batalha política que não é só sua, mas do Brasil e do continente latino-americano”, disse depois do encontro.

O deputado afirmou ainda que, além da solidariedade, manifestava sua inquietação pessoal quanto a situação vivida pelo ex-presidente, que foi condenado sem provas e preso antes do julgamento definitivo, ao contrário do que prescreve a Constituição brasileira.

“Li atentamente toda a sentença do processo e fiquei chocado com a ausência de provas e de culpas”, disse o parlamentar italiano. “Essa sentença deverá ser estudada nas universidades por muitos anos como um caso incrível, de má justiça. Após a leitura de todo processo, é impossível não pensar que se trata de uma sentença com motivação política”.

Gualtieri lembrou ainda que a jurisprudência brasileira tem uma orientação já consolidada de que é preciso aguardar o trânsito em julgado.  “Espero que essa consolidada jurisprudência não seja modificada expressamente no caso do presidente Lula e que o processo eleitoral deste ano seja o mais legítimo possível” afirmou.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias