Obra pioneira, de Darcio Ricca e Max Gehringer, faz uma análise sociopolítica e esportiva da partida que assombrou o país sede da competição
Em 8 de julho de 2014, surgiu no vocabulário popular a expressão “gol da Alemanha”. O fatídico 7×1, resultado do jogo entre a seleção brasileira e alemã, durante a Copa de 2014, disputada no Brasil, deixou marcas profundas. Apesar disso, esta é a primeira vez que um livro brasileiro analisa o jogo – e o contexto em que ele ocorreu. Em Sete Atos, Um Final?, os pesquisadores Darcio Ricca e Max Gehringer investigam as razões do resultado – e seus desdobramentos.
Os autores trazem na obra uma reflexão e um olhar diferenciados da imprensa esportiva, investigando os antecedentes do jogo e apontando suas consequências para o futebol brasileiro. Qual seria o motivo do “apagão” visto em campo naquela tarde? Quais as implicações sociais, políticas e culturais dessa derrota? “Este livro irá resgatar os fatos, esmiuçá-los e espremê-los até a última gota para, pelo menos, deixar os registros necessários para que algo dessa natureza nunca volte a se repetir”, diz Gehringer.
Um dos pontos altos deste resgate é o capítulo que reconstitui, minuto a minuto, a partida, na tentativa de compreender este que se tornou um trauma para o futebol brasileiro. Tanto assim que muitos se recusam a falar sobre o assunto.
Corajosamente, Darcio Ricca e Max Gehringer colocam o “dedo na ferida”. “Este livro foi escrito para que nossa memória não fique órfã e possamos tirar o melhor proveito disso, com a ajuda deste lúdico e mercadológico esporte, para crescermos”, afirma Ricca.
Serviço
Nº de páginas: 250
ISBN: 978-989-52-1389-4
Coleção Compendium
Preço: R$ 39,00
Sobre a Chiado Editora
Site: https://www.chiadoeditora.com
Twitter: @Chiado_Editora
Facebook: https://www.facebook.com/ChiadoEditora