Ahed Tamimi se notabilizou aos 14 anos ao morder um soldado sionista que tentava prender o irmão mais novo. Rosto de ativista está estampado no muro de separação israelita na Cisjordânia ocupada.
POR PLINIO TEODORO, compartilhado de Revista Fórum

Aos 14 anos, a ativista Ahed Tamimi se notabilizou como símbolo da resistência palestina ao morder um soldado das Forças de Defesa de Israel para impedir a detenção do irmão mais novo, imobilizado no chão mesmo com o braço engessado.
🚨🇮🇱 This is how the ISRAELI OCCUPATION treats Palestinian children. pic.twitter.com/e3PIN6gyyt
— Jackson Hinkle 🇺🇸 (@jacksonhinklle) November 5, 2023
Nesta segunda-feira (6), aos 22 anos e na luta pela libertação palestina, Ahed foi detida na cidade de Nabi Saleh, na Cisjordânia, por “incitamento à violência”, segundo um porta-voz das forças israelenses.
“Ahed Tamimi, suspeita de incitamento à violência e de atividades terroristas, foi detida na cidade de Nabi Saleh. Tamimi foi transferida para a custódia das forças de segurança israelitas para ser interrogada”, declarou um porta-voz do exército à agência de notícias France-Presse (AFP).
A ativista foi detida durante uma operação do exército israelita “destinada a deter indivíduos suspeitos de estarem envolvidos em atividades terroristas e de incitamento ao ódio” no norte da Cisjordânia ocupada, ainda segundo o porta-voz.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram as diversas ações da garota contra a ação israelense. Um retrato gigante de Tamimi foi pintado no muro de separação israelita na Cisjordânia ocupada, no setor de Belém.
Las fuerzas de ocupación sionistas acaban de arrestar a la joven activista palestina Ahed Tamimi, después de irrumpir y destrozar la casa de su familia en la aldea de Nabi Saleh, al noroeste de Ramallah, en la Cisjordania ocupada.
— Daniel Mayakovski (@DaniMayakovski) November 6, 2023
La familia Tamimi es una de las victimas… pic.twitter.com/TaO11aXEmm
Ahed Tamimi já foi presa em 19 de dezembro de 2017, aos 14 anos, pelos militares israelenses. Condenada a oito meses de prisão, ela foi libertada em 29 de julho de 2018.
Veja cena da prisão de Tamimi nesta segunda-feira.
Israeli occupation forces detain #Palestinian activist and ex-prisoner Ahed Tamimi after raiding her family home in the village of Nabi Saleh, northwest of Ramallah, in middle of the night. pic.twitter.com/OL69no4HYG
— Quds News Network (@QudsNen) November 6, 2023