Compartilhado de Jornal GGN –
Fila chega a 1,5 milhão de solicitações, dois meses após aprovação da reforma da Previdência
Jornal GGN – Nenhum pedido de aposentadoria foi atendido desde o dia 13 de novembro, quando as novas regras da Previdência entraram em vigor. O governo só deve apresentar uma solução para o caso na próxima quarta-feira.
Segundo informações do jornal O Globo, mais de dois milhões de pedidos estão represados – sendo 1,5 milhão de solicitações de aposentadorias e o restante de pedidos assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Apenas os benefícios que não sofreram mudanças com a reforma, como a aposentadoria rural, estão sendo concedidos.
A concessão de benefícios vem em crescente retenção por conta de um corte de funcionários por motivos de aposentadoria. Uma medida que desafogou a demanda (mas não resolveu o problema) foi a medida provisória que autorizou um pente fino no INSS, que pagava bônus para servidores voltados à análise de pedidos suspeitos de irregularidade.
Em entrevista, o secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, afirmou que a decisão envolve uma análise atenta do orçamento, e há propostas na mesa do ministro da pasta, Paulo Guedes. A pasta deve efetuar um anúncio relacionado sobre o tema na quarta-feira.