Carlos Eduardo Alves pelo Facebook –
Preliminar: pesquisas eleitorais de DataFolha e Ibope são confiáveis sim. Podem errar, mas geralmente acertam. São diferentes, pela enésima vez, daquela que foi manipulada, na formulação, encadeamento de perguntas e edição jornalística, para tentar dar legitimidade a Michetl Fora Temer. E, por favor, esqueçam essas bobagens de trackings de partidos. São vazados, plantados, para alcançar algum objetivo. Para piorar, o tracking é feito por telefone, o que por sí só já distorce o resultado, pois não é representativo das classes sociais..
Dito isso, existem algumas tendências claras: Dólar Jr. está no segundo turno, Russomanno cai e Haddad sobe. A dúvida é se Marta conseguiu estancar sua queda. É muito provável, pela falta de estrutura partidária, que Russomanno sangre até o dia da eleição e abra campo para uma disputa entre Marta e Haddad por vaga no segundo turno. Russomanno perdeu para Marta, aliás, grande parte de seu tempo na TV.
É razoavel supor que Haddad chegue domingo ao menos a 20%. Mesmo menos poderosa, o PT ainda tem uma organização superior em SP e o 13 de Haddad é o número mais conhecido entre os que já definiram voto. A rejeição caiu um pouco, o que deixa mais claro que existe campo de crescimento para Haddad. Para ajudar o prefeito, haverá na urna uma parcela de adesão de eleitores que pensavam em votar em Erundina,
Marta é o problema do PT. Ainda tem muito voto em redutos tradicionais do partido. Perderá alguma coisa na urna, mesmo que pouca, pelo desconhecimento de parte do eleitorado do seu número (já começou a ensinar na TV que não é mais 13). Resumindo: Haddad precisa de uma ofensiva na periferia para ganhar mais alguns pontos. É possível sim Haddad chegar ao segundo turno. É difícil, pode ser no laço, mas é possível.