Solidare: um blog em defesa da Economia Solidária

Compartilhe:

Coordenado pelos jornalistas Paula Quental e Joel Santos Guimarães, da Hipermeios Agência de Conteúdo, está no ar o Solidare (HTTP://agenciasolidare.com.br) blog especializado em informações sobre Economia Solidária.

A Economia Solidária mostrou, na prática que uma outra economia é possível e que  ela é a alternativa mais viável ao capitalismo. Os princípios da Economia Solidária vão de encontro ao pensamento do Papa Francisco. Para o Papa,a injustiça causada no mundo é culpa de sistema econômico injusto e ineficaz como o capitalismo.




Francisco acha que  os trabalhadores podem ajudar a buscar novos modelos e métodos que poderiam ser uma  alternativa para a “cultura do descartável, criada pelas potências que controlam as políticas econômicas e financeiras do mundo globalizado”.

O blog

 O objetivo dessa ferramenta de comunicação é  divulgar com informação de qualidade todos os setores de atividades onde a economia solidária se faz presente: do cooperativismo ao consumo responsável.

“A ideia é mostrar como trabalham e se organizam iniciativas identificadas com a chamada Economia Solidária: empreendimentos solidários, autogestionários, associativos, coletivos, cooperativados, sustentáveis e de desenvolvimento local sustentável,” explica a editora Paula Quental

Paula  conta que no Brasil, essas práticas se tornaram uma importante alternativa de modelo de desenvolvimento para pequenos empreendimentos coletivos, resultando em geração de renda para 2,3 milhões de pessoas e movimentando anualmente cerca de R$ 12 bilhões, segundo dados da Secretária Nacional de Economia Solidária( Senaes/MT)

Além disso, essa economia sem patrões, fraterna e igualitária, têm sido responsável pelo crescimento do PIB de dezenas de municípios brasileiros.

De acordo com a Senaes, a economia solidária no Brasil é a mais diversificada do mundo, atuando em setores como artesanato, confecções, alimentos, reciclagem e tratamento de resíduos, atividades financeiras, produção florestal, pesca, e, principalmente, agricultura familiar.

Em oito anos cresceu 124%: de 14.954 empreendimentos em 2005 para 33.518  em 2012. Seu modelo já foi adotado por países da América Latina, Caribe e África.

Apesar desses resultados, pouca informação sobre o tema é divulgada e a maioria da população desconhece o conceito de economia solidária e o seu potencial.

E é justamente através da notícia que o Solidare quer   divulgar,desenvolver e também contribuir para a consolidação da atividade em todo o País.

A média prazo,o blog dará lugar ao Solidare Agência de Notícias sobre Economia Solidária e Consumo Responsável.

“Com artigos, reportagens, debates e notas e sempre tendo o trabalhador como sujeito da ação Solidare quer mostrar aos brasileiros que outra economia é possível. E ela tem nome: economia solidária, a alternativa mais viável ao capitalismo”, explica o repórter Joel Santos Guimarães.

Hoje há forte convicção no governo federal e em setores importantes da sociedade brasileira de que a Economia Solidária é a “porta de saída” de programas sociais como o Bolsa Família e que representa uma esperança real de construção de um novo modelo econômico, mais justo, igualitário e inclusivo.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias