Sucesso coreano de ação política, “12.12: o dia” chega aos cinema brasileiros

Compartilhe:

Já faz um bom tempo que o cinema sul coreano tem encantado o público ocidental. Bem antes do premiadíssimo “Parasita”, longas como “Oldboy”, “Lady Vingança”, “Hospedeiro”, “Trem para Busan” (me recuso a escrever seu título em português) e outros já chamavam a atenção dos cinéfilos por aqui.

Por Celso Sabadin, compartilhado de Planeta Tela




Tal sucesso nunca foi sorte: a boa maré do cinema sul coreano tem suas origens nos anos 1980, momento em que – depois de intensa instabilidade social – o país conseguiu eliminar a verdadeira epidemia de golpes, tentativas de golpes de estado e muita violência política que o assolava. Veio a democracia, o poder público apoiou as artes (fica a dica), e as coisas começaram a dar certo.

Tudo isso para dizer que estreia nesta quinta, 24/04, o longa sul coreano “12.12: O Dia”, que ficcionaliza os fatos reais acontecidos em 12 de dezembro de 1979, na Coreia do Sul, após o assassinato do presidente Park Chung-hee. Com roteiro de In-pyo Hong, Young-jong Lee, Hong Won-chan e do próprio diretor, Sung Soo Kim, o filme disseca as lutas pelo poder e os dilemas morais que marcaram o país.

Partindo da realidade e também se apoiando em personagens ficcionais, “12.12: O Dia” mostra como a declaração da lei marcial, após a morte de Park, levou o comandante Chun Doo-gwang a tentar tomar o poder, enquanto seu oponente, Lee Tae-shin, enfrentava o desafio de impedir que o exército fosse usado politicamente.

Sim, percebe-se claramente que não se trata de um filme de mero entretenimento. Ainda que sua direção assuma um interessante estilo de aventura, com ação incessante, há uma dificuldade natural do público ocidental em memorizar os nomes dos vários personagens que, em nossa cultura, soam similares.

Por outro lado, é impossível não relacionar os fatos relatados no filme com o cenário político atual da Coreia do Sul, lembrando que no final de 2024 o então presidente Yoon Suk-yeol também tentou dar um golpe de estado (pensam que é só aqui que acontece?).

Muito provavelmente também por ser o primeiro filme sul coreano a retratar o episódio, “12.12: O Dia” obteve grande bilheteria em seu país, e foi o escolhido para representa-lo no Oscar.

O elenco traz nomes de destaque da indústria audiovisual sul coreana, como Lee Sung-min, Park Hae-joon e Kim Sung-kyun, além de Jung Hae-in, protagonista da série “Love Next Door”.

Mesmo trazendo alguma dificuldade de cognição para nós, é sempre muito recompensador tomar contato com outras realidades cinematográficas que abram portas diferentes daquelas já exploradas pelo cinemão dominante.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias