Suécia diminui jornada de trabalho para 6 horas e vê aumento de produtividade e qualidade de vida

Compartilhe:

No Brasil, o usurpador Temer e os empresários golpistas querem 12 horas de trabalho diários, contra as oito horas atuais.

Na Suécia, são seis horas, com ganhos na qualidade de vida e na eficiência no trabalho. O “coxinha” que tanto fala bem da Europa, deveria se espelhar, sair da toca e reconhecer que os golpistas que apoiou estão levando o Brasil a antes da Revolução Industrial. 

 

 BrendaPrestes, Best Of Web – 

Recentemente, o Ministério do Trabalho anunciou uma reforma trabalhista que, entre outras propostas, pretende aumentar a jornada de trabalho da população brasileira para 12 horas por dia. Atualmente são oito horas diárias.

Olhamos para essa notícia e pensamos: qual a necessidade disso? Precisa mesmo trabalhar tanto? A resposta está na cidade de Gotemburgo, na Suécia. Autoridades resolveram fazer uma experiência e diminuíram a jornada de trabalho dos funcionários da área da saúde, na esperança de reduzir problemas relacionados a estresse e depressão. A carga horária foi reduzida de oito para seis horas e eles continuam ganhando o mesmo salário.

A casa de repouso Svartedalens, onde os funcionários atuam, foi escolhida pois haviam muitos casos de enfermeiros procurando atendimento médico por estresse no trabalho. Mas nem tudo são flores. A redução gerou um custo de US$ 1 milhão (R$3,8 milhões) para a contratação de novas pessoas para compor a equipe e garantir o mesmo resultado.

“Eu costumava estar exausta o tempo todo, eu voltava para casa do trabalho apenas para me jogar no sofá. Mas agora não. Eu estou muito mais alerta: eu tenho mais energia para o trabalho, e também para minha família”, conta a cuidadora Lise-Lotte Pettersson, de 41 anos.

“O melhor é que estamos felizes, e um trabalhador feliz produz mais”, diz o cuidador, Arturo Perez.

Não é novidade para ninguém que a Suécia tem a população mais feliz do mundo. As autoridades administram muito bem o dinheiro e buscam sempre o equilíbrio entre a vida o trabalho das pessoas que vivem ali. A ideia agora é que pensando em um ideal coletivo, tratar bem os trabalhadores é muito importante para os lucros das empresas.

Um ano depois da experiência, as autoridades garantem que o saldo é totalmente positivo. Reduziram-se as faltas, aumentou a produtividade e melhorou a saúde dos empregados. “Tivemos 40 anos de uma semana de trabalho de 40 horas. Hoje temos uma sociedade com índices mais altos, com mais saúde e aposentadoria tardia”, afirma Daniel Bernmar, líder do partido da Esquerda na Câmara Municipal de Gotemburgo e responsável pelo experimento.

“Esperamos implantar a nova carga oficialmente em breve”, conta Bernmar.

Não tem como ser triste com uma qualidade de vida incrível como a dos suecos. Diante dessa situação polêmica do governo atual brasileiro, o que você acha da medida de aumentar a carga horária no Brasil?

 

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias