Tacla Duran e a Lava Jato, o verdadeiro ovo da serpente do fascismo brasileiro

Compartilhe:

Por Zeca Ferreira, cineasta

Tacla Duran pode provar o que diz? Que foi extorquido em sua negociação de delação premiada para obter vantagens? Não saberia dizer e não especulo, aguardo. Mas tenho dito há bastante tempo que a indústria de delações premiadas promovida pela Lava Jato é algo de se estranhar, até mesmo se formos pensar em sua efetividade.




No que consiste uma delação premiada? Uma investigação chega até os indícios de um crime cometido, obtendo provas contra uma pessoa envolvida nele. Por se tratar de uma organização criminosa, cujo crime não se restringe a esse elemento específico, há previsão legal para que ele diga o que sabe, ajudando a investigação a desatar os nós e encontrar os demais criminosos, sobretudo aqueles que ocupam lugares mais altos na tal organização.

Ao colaborar com a investigação, esse delator negocia vantagens penais e financeiras, observados, claro, limites para que, no final dessa conta, o crime não compense para ele. Em um exemplo clássico, teríamos o mafioso italiano Tommaso Buschetta, um único delator que ajudou a desbaratar toda uma organização.

O que fez a Lava Jato? Emaranhou centenas de delações articuladas para se desmontar um determinado esquema de corrupção. O que significa centenas de prêmios, seja em redução de penas, seja em benefícios financeiros (a liberação de parte dos valores apreendidos no processo). Ora, se havia um esquema criminoso com dezenas de envolvidos, qual o sentido de negociar com todos e não apenas com um, por exemplo? Qual o sentido dessa distribuição de prêmios?

O decurso da operação explica: Lula. Não há, e muito já foi dito, uma prova concreta a justificar a prisão de Lula. Mas há um emaranhado de delações (premiadas) que, juntos, apontam para o ex-presidente.Mas como funcionavam essas negociações? Mediadas por advogados. Como a maior parte dos advogados desses réus não aceitavam participar de delações premiadas nesses termos, eram contratados advogados específicos para esse fim.

E, independente das provas que o Tacla Duran afirma ter e que já entregou para a justiça, já não lhes parece suficientemente estranho que um desses advogados seja, segundo ele próprio, amigo íntimo de Sergio Moro e ex sócio de sua esposa?

Independente da acusação de extorsão – aguardamos as provas disso – já não é problemático o suficiente que essa pessoa negocie com os procuradores benefícios financeiros que seriam definidos ao fim pelo juiz-amigo?

Isso pra mostrar que nem precisaríamos ter as provas que o Duran afirma possuir para identificarmos problemas bastante sérios aqui?

E quem são esses advogados que negociam delações (além do amigo/sócio da família Moro)? Quantas matérias de jornal você leu sobre eles? De cabeça, lembro logo da moça de sobrenome Cata Preta, que abandonou seus casos e se mudou do país alegando ameaças de morte. É esse o nível da brincadeira.

O que começa a ser revelado tem potencial tão ou mais devastador que a própria Lava Jato, com um agravante: se uma operação que foi vendida para a população como a maior da história no enfrentamento da corrupção revela-se ela própria uma verdadeira mina de ações corruptas, como a enorme população enganada faz para voltar a acreditar minimamente nas nossas instituições?

Não é possível olhar para a crise profunda por que ainda passa a nossa democracia sem olhar para a operação Lava Jato, o verdadeiro ovo da serpente do fascismo brasileiro

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias