Tantinho da Mangueira

Compartilhe:

Papo de samba cantado entre Tantinho da Mangueira e Don Filó na sede do Bola Preta em 10 de julho de 2011. Contemporâneos, os dois trocaram idéias dos bons tempos de Mangueira, festas populares, samba e personalidades. Na oportunidade, o cantor e compositor foi o convidado da festa relaizado pelo Grupo Razões Africanas e pelo Jongo da Serrinha.

Nascido e criado no Morro de Mangueira, Devani Ferreira, o Tantinho, é um fiel representante da tradição de grandes sambistas que ostenta a chamada “Estação Primeira”. Em 1961, ainda com 13 anos, Tantinho ingressou na seleta ala de compositores da escola e conviveu com nomes como Nelson Cavaquinho, Zagaia e Carlos Cachaça, adquirindo reputação por seu canto elegante e pela habilidade nas artes do partido alto. Em 2006 lançou seu primeiro CD, Tantinho, Memória em Verde e Rosa, que conta com 32 canções de compositores da escola criadas entre 1930 e 1960.




Compositor e intérprete, Tantinho é representante da quarta geração de compositores de Mangueira. Dono de uma das mais belas vozes do samba, notabilizou-se como mestre do partido-alto e como compositor da escola.
Seus versos de improviso são capazes de desconcertar qualquer desafiante e suas canções mantêm acessa a chama da tradição verde e rosa.

O compositor e pesquisador de música popular brasileira, Nei Lopes, se refere textualmente a Tantinho como “o maior artista da atualidade na linha dos antigos cultores da elegância, da perspicácia, da verve e da tradição do partido-alto”.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias