Tem araponga da Abin na UnB

Compartilhe:

Por , , compartilhado de Brasília Capital – 

Os anos de chumbo voltaram? Foi identificada a existência de um agente secreto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) trabalhando disfarçado de vigilante na Universidade de Brasília (UnB). É um “oficial de inteligência”, o topo da carreira na Abin, do qual se exige ensino superior e a produção de relatórios. A revelação da ação de espionagem das atividades de estudantes, professores e servidores foi divulgada em reportagem de André Barrocal, da revista Carta Capital.

Não se tem notícia de arapongagem explicita no campus da UnB desde junho de 1977. No governo do general Ernesto Geisel, a universidade em greve foi alvo de invasão militar. Em meio a uma resistência pacifica, com os alunos sentados no hall da entrada Norte do ICC, o Ceubinho, um aluno se levantou e começou a apontar para os policiais quem eram os líderes do movimento.




Era Paulão, tido por ser excelente capoeirista e que se passava até então por universitário. Pelo porte físico avantajado e pelas várias histórias de violência a ele associadas, foi apelidado de “King Kong”. De tão forte, era capaz de levar presos, simultaneamente, dois estudantes.

Clube de descontos – O nome e a imagem do atual araponga ainda não foram revelados. A revelação da sua presença e missão na UnB, contudo, é fruto de mais uma barbeiragem, no caso dupla, da equipe do governo Bolsonaro. A existência do araponga, que deveria estar no desempenho de uma missão secreta, veio a público por falha do Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, o mesmo que chamou os servidores públicos de parasitas e discriminou as empregadas domésticas do Brasil.

A arapongagem deixou de ser segredo a partir de uma investigação em curso no Tribunal de Contas da União (TCU) sobre um processo seletivo realizado pelo Ministério da Economia, em 2019, para selecionar uma empresa que irá gerir um Clube de Descontos. A empresa escolhida terá acesso ao banco de dados de todos os servidores federais e poderá usar a máquina pública para enviar propaganda de produtos.

O agente passou a ser conhecido por meio dos dados pessoais oferecidos ao “programa de descontos”. Pelo processo, cuja legalidade está sendo analisada pelo TCU, o governo repassa dados funcionais a uma empresa que, de posse dessas informações, oferece descontos e promoções aos servidores. No meio do banco de dados de 1,2 milhão de servidores disponibilizado, teriam sido incluídas as informações referentes aos servidores listados na Abin.

“Não se sabe ao certo quando o agente foi lotado na universidade, mas desde que Abraham Weintraub chegou ao Ministério da Educação, a UnB tem sido alvo do governo. Ao lado da Federal Fluminense e da Federal de Juiz de Fora, foi uma das primeiras universidades a passar pelo corte de gastos por ‘balbúrdia’” – diz Carta Capital. Em 2019, o ministro da Educação, cortou 30% do orçamento. Ainda chegou a acusar a universidade de produzir maconha no campus e tentou levar o TCU a reprovar suas contas de 2017.

Anos de Chumbo – O episódio revela que o país está revivendo nefastas experiências do período da Ditadura Militar, os anos de chumbo. Além da cada vez maior presença militar nos cargos chaves da Esplanada dos Ministérios, esse fato não se coaduna com o estado de Direito que todos os brasileiros almejam vivenciar.

Espionar universitários foi prática conhecida no período da ditadura militar. Não só no episódio de 1977. Então líder estudantil, a ex-deputada Maria José Maninha, hoje no PSol, relembra o episódio denominado Pera Dourada.

Na ocasião, 1967, época que o país era mandado pelo Marechal Artur da Costa e Silva, o ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Honestino Guimarães, e outros estudantes estavam presos.

Os universitários descobriram a presença de um agente infiltrado do DOPS, Edrovando Guimarães Gutierres, o “Pera Dourada”. “Ai nós o trocamos pelo prisioneiro político Honestino Guimarães. Pouco tempo depois, Honestino voltaria a ser preso pelo Exército.

Surpresa e preocupação – Ex-reitor da UnB e advogado, José Geraldo de Souza Junior diz que o episódio não o surpreende, embora cause espanto. “Nós acreditávamos que essas práticas do período da ditadura, de vigilância, espionagem que a comunidade de informações realizava sobre as universidades não existissem mais”.

Segundo ele, a ação da ditadura militar buscava não apenas perseguir os indivíduos, mas também um projeto de ensino, um projeto de instituição e que essa perseguição se repete agora na gestão do ministério da Educação, inclusive via cortes de repasses orçamentários. “Mas esse subterrâneo do obscurantismo repressor permanece e é preciso toda a atenção para que não se alastre”.

Em nota, a UnB diz ter recebido “com surpresa e preocupação” a notícia sobre o agente infiltrado. “A Universidade ainda está analisando as informações disponíveis a respeito do caso e avaliando as medidas cabíveis. É importante destacar que as universidades são espaços de diversidade e exercício da liberdade de expressão e de cátedra, princípios constitucionais que vigoram em um Estado democrático como o brasileiro”.

(*) Com informações da Carta Capital

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias