Por Severino Motta publicado em BuzzFeed News –
Músico enviou e-mail para juíza pedindo autorização para visitar ex-presidente Lula, que está preso em Curitiba.
Sem estar acostumado com as formalidades do Judiciário, o músico Martinho da Vila encontrou uma forma inusitada para tentar visitar seu amigo e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: enviou um e-mail para a juíza responsável pela execução penal do petista.
Num parágrafo, explicou o que queria para a juíza federal Carolina Moura Lebbos.
“Saudações
Gostaria de fazer uma visita ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva com minha esposa Clediomar Ferreira. Trata-se de uma visita de amizade, sem conotações políticas. Isto posto, solicito autorização.
Antecipadamente grato,
MARTINHO DA VILA”
Procurado pelo BuzzFeed News, o músico demonstrou surpresa quando foi questionado sobre seu pedido de visita.
“Como você sabe disso?”
Numa rápida conversa, Martinho disse que não gostaria que seu pleito fosse revelado nos jornais pois temia que a publicidade ao feito poderia repercutir negativamente na análise de seu pedido por parte da juíza Lebbos.
“Eu não queria dar publicidade a isso antes do resultado, da negativa dela ou não. Porque às vezes as pessoas mandam e colocam na imprensa e isso atrapalha um pouco, pois a juíza imagina que querem publicidade”, disse. “[Mas] eu mandei pois acredito que talvez ela conceda esse pedido pela forma que mandei para ela, coisa bem light, sem nada além.”
Questionado sobre sua amizade com o ex-presidente, Martinho disse que ele e Lula são amigos de longa data e que, inclusive, ele conseguiu falar por telefone com Lula um dia antes de o petista se entregar, quando estava no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Sobre a mensagem que passaria a Lula numa visita, Martinho disse que o encontro seria, na verdade, um gesto de solidariedade.
“Só mesmo aquela coisa… ‘Sou teu amigo, você é meu amigo, eu tô enrolado numa parada, tô preso tal, você vai… É obrigação sua me visitar, independente de qualquer coisa. Você pode até achar que eu mereço ser preso, entendeu?'”, comentou. “É solidariedade total, simples solidariedade”, disse.
Ao ouvir o músico, o BuzzFeed News quis saber se ele considerava justas a prisão de Lula e sua condenação no processo do triplex.
“Isso aí é assunto complicadíssimo, pois tenho que… A gente fala uma coisa, vamos dizer, só com a opinião assim eu costumo não, dar. Eu sou meio reservado para falar de certas coisas. Eu só vou te falar uma coisa quando ela vai funcionar, só por falar, não acho, entendeu?”
Considerando as últimas decisões da juíza Lebbos, não são as melhores as chances de Martinho conseguir visitar o ex-presidente, que está preso na sede da PF em Curitiba (PR).
Ela negou pedidos semelhantes feitos por outros colegas de Lula, entre eles a ex-presidente Dilma Rousseff.
Some-se a isso o fato de que o pedido de Martinho foi feito por e-mail, e não por meio de uma petição formal nos autos do processo.