Texto escrito pelo ex-vice-presidente dos EUA Robert Al Gore descreve o mandatário brasileiro como um “climate champion”: um líder da causa ambiental
Compartilhado de Brasil 247
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi incluído na lista anual das 100 pessoas mais influentes de 2023 da revista estadunidense Time. Lula aparece na seção dedicada a líderes, ao lado de outros líderes mundiais como o presidente dos EUA, Joe Biden, o primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz, e o líder da Colômbia, Gustavo Petro.
O texto que destaca Lula na lista foi escrito por Al Gore, vice-presidente dos EUA durante os dois mandatos de Bill Clinton, de 1993 a 2001. Gore, que foi o candidato democrata derrotado à Presidência na eleição norte-americana de 2000, descreve o chefe do Planalto como um “climate champion”, ou seja, um líder na defesa da causa ambiental.
“Como presidente, Lula prometeu fortalecer a posição do Brasil no mundo –renovando o compromisso do país com a democracia, a justiça e a equidade econômica. Mas em nenhuma outra área ele pode gerar um impacto mais significativo do que nas crises do clima e da biodiversidade”, escreveu Al Gore. Playvolume00:00/00:00Truvid
De acordo com informações da Agência Brasil, o perfil destaca que, como presidente, Lula prometeu fortalecer a posição do Brasil no mundo, renovando o compromisso do país com a democracia, justiça e equidade econômica. “Mas em nenhuma outra área ele pode causar um impacto mais significativo do que nas crises do clima e da biodiversidade”, destacou, citando a alta de desmatamento na Amazônia nos últimos anos.
“O presidente Lula prometeu proteger a Amazônia, e já o fez antes – reduzindo o desmatamento em 72% em seu mandato anterior. Do combate à perda florestal à aceleração da transição para energia limpa no Brasil, a liderança do presidente Lula será fundamental nesta década decisiva para a ação climática”, completou.
A lista dos 100 mais influentes do mundo inclui, entre outros, políticos, artistas, empresários e esportistas e não estabelece uma ordem de classificação. Nenhum outro brasileiro aparece na lista deste ano.
No mês passado, a Time também divulgou a lista das 12 mulheres do ano em 2023. Uma das eleitas foi a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro também entrou na lista de influentes da Time, descrito como um “personagem complexo”, ao lado de líderes como Donald Trump e Xi Jiping.