Por João Lopes no Facebook –
Não vai sobrar uma sequer! Mais uma centenária casa de agitação cultural está encerrando as suas portas aqui no Rio.
Depois do Semente,do Nova Capela e de tantos pontos de agitação cultural aqui no Rio, chegou a vez da Gafieira Estudantina encerrar de vez as suas atividades.
Hoje 16/10/17 a centenária casa irá cumprir ordem judicial de despejo e fechar as suas portas no lindo prédio na praça Tiradentes .
A casa era frequentada por grandes figurões do meio artístico nacional e de fora .
Passou por ali artistas e intelectuais do porte de Marcello Mastroianni , Pedro Almódar , Jane Fonda, Mick Jagger, Foucault e tantos outros ,além de tantas novelas e seriados ali filmados. A A Gafieira era um dos pontos turísticos do Rio.
Eu citei acima o Nova Capela (Restaurante,130 anos ) que por enquanto só está abrindo no horário do almoço, mas que segundo uma fonte muito próxima a eles a tendência é fechar as portas muito em breve.
Acho que lugares como o Lamas, Bar Brasil, Bar Luiz ,Confeitaria Colombo, o Vilarino ,Jobi , Amarelinho da Cinelândia ,Bandolin de ouro(Já fechado) e tantos outros ,são acima de tudo pontos de agitação cultural.
Diferente do que deveria ser ,esses lugares são atualmente os mais visados na hora da fiscalização e arrocho por parte de governos reacionários , pois são pontos de resistência cultural e de encontros de intelectuais nada afinados com governos de mauriçolas que preferem incentivar os lugares da moda frequentados por playboys desprovidos de qualquer sinal de vida inteligente como um certo delinquente e seus cupinchas que tentou ser presidente em Pindorama .
Se tivéssemos governos minimamente antenados com a cultura ,esses lugares seriam observados e atendidos de forma carinhosa nas suas dificuldades pelo que significam pra a cidade e pra a nossa memória!
Tristes tempos !
Curta nossa página no Facebook e acompanhe as principais notícias do dia