Ângela Bueno, psicanalista, professora aposentada da UFES – Universidade Federal do Espírito Santo
Logo após a apuração do primeiro turno das eleições de domingo recebi um mapa que, aliás, eram dois. O primeiro mapa retratava os estados pintados de vermelho e o segundo o mapa geográfico da fome no Brasil.
Tais mapas vieram seguidos por um comentário: ¨não é por nada!!¨
Respondi dizendo que o que me envergonha não é o fato desses dois mapas coincidirem e sim o fato de vivermos em um país tão desigual.
No Brasil 120 milhões de brasileiros estão vivendo em um estado de insegurança alimentar. Dentre essa população 33 milhões de brasileiros passam fome. Essa realidade, para mim, é motivo de vergonha!
Desde 2016 ando com vergonha de ser brasileira. De viver em um país que em deu um golpe político, jurídico e midiático para depor uma presidenta honesta, eleita pelo voto popular, por regularizar o trabalho doméstico, dentre outras políticas implantadas nos governos do PT. Umas das quais, o Programa Bolsa Família, que garantia aos brasileiros pobres, pelo menos, três refeições por dia.
Foi no governo de LULA que o Brasil saiu do mapa mundial da fome. Isso era para mim motivo de orgulho!
A esses dois mapas acrescento um terceiro que pode nos orientar sobre o caminho que desejamos seguir como nação.
FONTE:- Ninja ELEIÇÕES, INSTAGRAM; MIDIA Ninja e Casa do Amazonas, 06 outubro de 2022
Esse mapa demonstra que o atual presidente, candidato a reeleição, teve mais votos no arco do desmatamento. Área essa que engloba as regiões onde predominam o garimpo, o agronegócio, regiões marcadas por invasões de terras protegidas. Lugares que mais sofrem com a derrubada das florestas e das queimadas criminosas. Não é sem razão que o título da matéria ilustrada por esse mapa é Política e Destruição.
Destruição essa que continua com o confisco quase que total da verba das Universidades Federais.
Parece que a imprensa brasileira, a justiça e o congresso normalizaram os escândalos e os absurdos desse governo que, na verdade, são criminosos.
Se engana quem pensa que o nordestino é um ignorante e que não sabe votar. Ele sabe! Ele escolhe a vida.
Ele sabe do que é capaz um governo que impõe a fome e a miséria.
Ele experimentou um governo que lhe devolveu a dignidade de ter o direto básico da alimentação. O direito de ter água potável. Lembro do programa do PT que construiu cisternas para coletar água de chuva.
Termino citando Hana, nordestina arretada, que contou que foi votar em Cariacica (ES) e na fila de votação, ao ser perguntada sobre o motivo de seu voto no LULA respondeu: estou cansada de comer ovo. Quero voltar a comer carne!
Se engana quem pensa que pobre não sabe o que é o melhor!!
E você, qual é sua escolha? Escolhe o mapa da esperança ou da destruição?
Qual é o legado que você quer deixar para os seus filhos e netos?
#LULAPresidente2022