Compartilhado de Ópera Mundi –
De maneira prematura e sem resultados definitivos, Trump disse que ganhou a eleição; ele também acusou, sem nenhuma prova, de que haveria fraude no processo eleitoral
O presidente dos EUA, o republicano Donald Trump, disse na madurgada desta quarta (04/11) que irá à Suprema Corte para interromper a contagem de votos, que deve se estender pelos próximos dias. Sem prova alguma, acusou fraude na contagem.
“Até onde eu sei, eu ganhei”, disse. “Esta é uma fraude para o público dos Estados Unidos. Francamente, ganhamos esta eleição. Nosso objetivo agora é garantir a integridade de nossas eleições. Iremos à Suprema Corte para que não se contem mais votos”, disse.
Trump se vangloriou das diferenças que o separam de Joe Biden em Estados decisivos, como Wisconsin, Michigan e Pensilvânia, e que isso o faz acreditar que elas são irreversíveis. Mas isso também não é verdade: ainda há possibilidade de que Biden vire nestes Estados, por conta dos votos pelos correios que ainda precisam ser contados.
Além disso, o presidente afirmou que ganhou na Geórgia – mas a disputa ainda não está definida e a diferença entre Biden e Trump tem se reduzido sistematicamente.
“Estávamos ganhando tudo. E, de repente, tudo foi interrompido”, afirmou o presidente, novamente mentindo – as contagens continuam na maioria dos Estados onde a eleição está apertada.