Turismo renasce na China pós-pandemia e movimenta uma indústria milionária

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Desde que as temperaturas caíram no final do ano passado, Harbin, capital da Província de Heilongjiang, a mais ao norte da China, ganhou um destaque nacional sem precedentes como destino preferencial para viagens de turismo durante o inverno. Com sua pitoresca paisagem de neve e gelo, a hospitalidade das populações locais e a variedade de culinárias, Harbin tem dado as boas-vindas a milhões de visitantes neste inverno, especialmente das regiões do sul do país onde é raro ver neve.

Compartilhado de China Hoje




Somente nos três dias do feriado de Ano Novo (de 30 de dezembro de 2023 a 1º de janeiro), Harbin recebeu mais de 3 milhões de visitantes, gerando uma receita de turismo de 5,91 bilhões de yuans (US$ 831 milhões). Tanto o número de turistas quanto o volume da receita de turismo superaram as cifras de 2019, alcançando um pico histórico.

Essa fenomenal explosão de turismo em Harbin inspirou outras regiões a produzirem ideias inovadoras para impulsionar seus próprios setores de turismo. Os departamentos de turismo de várias regiões, além de disputarem visitantes cuidando sempre de melhorar suas atrações, produtos e serviços, também estão interagindo nas mídias sociais, ajudando a promover as atrações turísticas e recursos uns dos outros. Esses esforços têm dado forte impulso ao turismo em todo o país, e é provável que isso se mantenha durante todo o ano de 2024, segundo Zhang Yiqun, chefe do Instituto de Ciência Financeira da Província de Jilin.

Mais do que sorte – Para alguns, esse surto de popularidade de Harbin pode parecer repentino, mas seu sucesso não é um mero golpe de sorte. A cidade vem trabalhando há anos para aproveitar seus recursos de inverno e aguardando a oportunidade de brilhar como acabou acontecendo nesta estação.

Com a crescente popularidade dos esportes de inverno em todo o país, principalmente após as Olimpíadas e Paralimpíadas de Inverno de 2022, Harbin promoveu um upgrade de suas instalações para poder oferecer mais opções para os turistas se divertirem esquiando e patinando.

Além disso, as autoridades de turismo locais têm prestado muita atenção ao feedback oferecido pelos visitantes, fazendo ajustes rápidos a partir deles. Diante de sugestões ou de insatisfações, têm demonstrado sinceridade na solução de problemas. Por exemplo, o Mundo de Gelo e Neve, um destino famoso da cidade por suas esculturas no gelo e por suas instalações para entretenimentos de inverno, conheceu um grande influxo de visitantes no dia de sua inauguração, em 18 de dezembro de 2023. No entanto, depois de ficarem horas na fila em atrações como a roda gigante e o grande tobogã de gelo, muitos visitantes não conseguiam mais suportar o frio e pediram o dinheiro do ingresso de volta. No dia seguinte, o Mundo do Gelo e da Neve divulgou uma carta de desculpas e ofereceu soluções, como aumentar o número de membros da equipe para conseguir organizar melhor as pessoas na fila, e estendendo as horas de operação e aumentando o número de atividades para não concentrar tanto os visitantes em umas poucas.

“Buscamos empatia com os turistas, prestando muita atenção ao seu feedback nas postagens em nossas mídias sociais”, afirmou He Jing, diretor do Departamento de Cultura e Turismo da Província de Heilongjiang, ao China Media Group. “Sempre que os turistas apontam áreas que podem ser melhoradas, agimos com rapidez para ajustar sua experiência.”

Shanghai foi outro destaque como destino turístico para o feriado do Ano Novo de 2024. Em vez de oferecer o esplendor gélido de Harbin, a cidade cosmopolita do leste do país tem atraído turistas com sua herança cultural e modernidade.

A série de TV de sucesso, Blossoms Shanghai, transmitida de 27 de dezembro de 2023 a 9 de janeiro, deu impulso adicional ao setor de turismo da cidade. Dirigida pelo cineasta Wong Kar-wai, indicado ao Oscar, o programa de 30 episódios é ambientado na Shanghai da década de 1990, e conta a história da trajetória de um jovem, ascendendo de suas origens humildes até virar um homem de negócios bem-sucedido no decorrer de 10 anos. Foi a era em que Shanghai se tornou um centro crucial de comércio exterior e finanças, surfando na onda da reforma e abertura da China, iniciada no final de 1978. A série de TV recriou muito bem as ruas, edifícios, a culinária e o dialeto da megacidade, inspirando muitos espectadores a visitarem a cidade para sentirem pessoalmente a vibe de Shanghai.

Segundo a plataforma de passagens chinesa Trip.com, em 5 de janeiro o volume de buscas por Shanghai como destino de viagem havia aumentado mais de 20% em relação ao mês anterior, com reservas para particulares e grupos crescendo respectivamente 75% e 30%. Dezembro viu com alta expectativa a abertura da atração Zootopia na Disneyland de Shanghai, baseada no filme de animação de 2016 da Disney de mesmo nome, e ela foi outra grande atração para turistas do país todo e do exterior. A Disneyland tem lançado atividades que têm como tema o Ano Novo chinês, para atrair ainda mais visitantes durante o feriado mais importante da China, e elas se estenderam de 10 a 17 de fevereiro este ano.

Shanghai tem dado importância ao desenvolvimento do turismo. De acordo com seu plano de desenvolvimento do turismo para o período de 2021-25, a cidade objetiva se tornar um destino mundialmente famoso de turismo de alta qualidade por volta de 2025. “Também está focando em se colocar como primeira escolha para turistas, como cidade-destino, núcleo aberto ao turismo internacional, portal para a região Ásia-Pacífico atraindo investimentos de turismo e como cidade metropolitana com os mais atuais desenvolvimentos digitais”, disse Fang Shizhong, diretor da Administração Municipal de Cultura e Turismo de Shanghai.

O Mundo de Gelo e Neve de Harbin, Província de Heilongjiang no nordeste da China, em 9 de janeiro. (Reprodução/China Hoje)

Loucura de promoções – Autoridades de turismo por todo o país estão fazendo todo esforço de inovação para atrair turistas e assegurar que tenham uma experiência maravilhosa. E algumas dessas inovações surpreenderam os visitantes. Por exemplo, o departamento de turismo de Luoyang, na Província de Henan, no centro da China, colocou atores vestidos como guardas antigos, em armadura, para dar as boas-vindas a viajantes na estação local de trens de alta velocidade. Conforme os visitantes passam pela saída da estação, esses “guardas” usam a linguagem da antiga China para saudá-los em voz alta com frases como “Luoyang dá as boas-vindas ao retorno de Sua Majestade”.

Luoyang tem aproveitado suas vantagens características como opção de turismo, por ser uma cidade antiga com mais de 4 mil anos de história e ter sido a capital de 13 dinastias chinesas. Um dos serviços que mais atrai turistas, especialmente os jovens, é alugar uma hanfu, o tradicional estilo de vestimenta chinesa Han de séculos atrás, que foi reavivado nos últimos anos. Posar para fotos trajando hanfu em locais históricos de Luoyang e postá-los nas redes sociais virou algo obrigatório para muitos viajantes.

Várias cidades estão aproveitando a popularidade de cidades vizinhas para se promoverem também como destinos. “Leva apenas uma hora de trem de Erbin (termo afetivo para se referir a Harbin, cunhado por seus próprios jovens na internet) para chegar a Qiqihar”, anunciou Liu Chunfeng nas mídias sociais, em 6 de janeiro. Liu, que é o chefe do escritório de cultura, rádio, cinema, tevê e turismo de Qiqihar, também em Heilongjiang, apareceu no Douyin, a versão chinesa do TikTok,para expressar suas calorosas boas-vindas a potenciais visitantes do restante do país. “Depois de descer do trem, você pode contemplar garças (a reverenciada garça de coroa vermelha da China), comer churrasco e mergulhar nas termas quentes.

Observar garças na neve é algo que só é possível aqui em Qiqihar”, disse Liu. Outras interações no setor, entre as autoridades de turismo de diferentes regiões, assim como entre outros povos, estão se tornando cada vez mais comuns nas mídias sociais. Governos locais estão se juntando, convocando seus próprios residentes e os de seus vizinhos para visitarem e curtirem a diversão e a hospitalidade uns dos outros. Personalidades e influencers do cinema e da TV estão sendo convidados a promover as atrações em suas cidades natais. Shen Han, professora de turismo na Universidade Fudan em Shanghai, disse que as celebridades têm o poder de atrair visitantes entre seus seguidores online. “A própria fama e charme de uma celebridade podem melhorar as atitudes de consumidores em relação às áreas locais”, contou ela ao portal de notícias Tide News, baseado na Província de Zhejiang.

Crescimento sustentável –“O consumo é uma força impulsionadora importante do desenvolvimento econômico, e o turismo é uma das principais áreas para o crescimento do consumo. Portanto, é provável que governos em todos os níveis prestem maior atenção ao turismo em 2024 do que em anos anteriores”, afirmou Bao Jigang, professor de turismo e diretor do Centro para Turismo e Pesquisa de Planejamento na Universidade Sun Yat-sen (Sun Yat-sen University, SYSU) em Guangzhou, Província de Guangdong, à Beijing Review.

Apesar de todos os métodos para chamar a atenção e atrair turistas, o pré-requisito mais importante para o desenvolvimento do turismo é ter produtos maduros, infraestrutura e serviços de apoios, disse Shen. “Também é muito importante focar nos consumidores e em suas necessidades. A base para isso é estabelecer uma comunicação eficaz e oportuna entre os departamentos de turismo e os turistas. A resposta de Harbin ao caso de pedido de reembolso do ingresso no Mundo de Gelo e Neve é o melhor exemplo. O rápido aprimoramento de seus produtos e serviços conquistou o coração dos viajantes”, acrescentou ela.

Além disso, Bao sugeriu que com o crescimento do turismo, o país deve prestar atenção a reduzir as emissões de carbono do setor. A Trip.com revelou que na primeira metade de 2023 o mundo produziu em média 27 milhões de toneladas de emissões de carbono por dia, das quais 11% vinham do setor de turismo. Emissões do setor hoteleiro responderam por 60% do total de carbono produzido pelo turismo.

De acordo com uma estatística incompleta coletada por Peng Qing, professor da Escola de Gestão do Turismo da SYSU, em 2022, o número de instalações de hospedagem na China era de 482.603, com 18.164.158 de quartos de hóspedes. Bao disse que o consumo de energia dos sistemas de ar condicionado nesses quartos é uma das maiores razões que tornam a pegada de carbono desse setor tão grande.

“Conservar energia requer não apenas reduzir o uso de itens descartáveis, mas diminuir o consumo de ar condicionado para reduzir as emissões de carbono. O consumo de eletricidade pode ser reduzido por meio da aplicação de tecnologias que poupem energia”, concluiu Bao.

Este artigo foi publicado originalmente na 47ª edição da revista China Hoje. Entre para a Comunidade China Hoje gratuitamente e tenha acesso ao conteúdo completo. 

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