Após dois anos, sem presidente e com partidos de esquerda cassados, Kiev vai ter que aceitar ficar sem 20% do seu território pra Rússia e pagar meio trilhão de dólares pros EUA.
Por Samuel Braun, compartilhado de Construir Resistência

“Quero nosso dinheiro de volta. Disse-lhe que queria o equivalente a, digamos, 500 bilhões de dólares em terras-raras, e eles concordaram. Caso contrário, somos estúpidos. Eu disse-lhe: temos de conseguir alguma coisa. Não podemos continuar a gastar este dinheiro”, afirmou Trump.
“Pode ser lítio. Pode ser titânio, urânio, muitos outros. É um grande negócio”.
A Ucrânia perdeu 40% de sua riqueza em “terras raras” ao perder o território pra Rússia. Agora perde boa parte do resto pra pagar os trilhões que recebeu de armas.
Além de perder cerca de 1 milhão de vidas, 1/5 do território e quase todas as reservas naturais, será vetada a entrada da Ucrânia na OTAN e ainda terá que pagar por todo armamento que recebeu.
Uma das derrotas mais humilhantes registradas, e a Rússia alcança todos os objetivos.
E se a Ucrânia não se render, sem armas nem soldados pra lutar, Trump já avisou: A Ucrânia poderá se tornar toda Rússia.
Isso se EUA e Rússia não dividirem entre si as terras restantes.
Samuel Braun é professor de políticas públicas na UERJ, doutorando em Economia Política Internacional (UFRJ), mestre em ciência política (UFRRJ) e cientista social (UERJ).