Compartilhado de Rio de Boas Notícias –
No ranking geral do Brasil, aparece na 3ª posição. Uerj está em 8º lugar e UFF em 21º.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aparece como sendo a melhor universidade federal do Brasil em pesquisa foi feita pelo Center for World University Rankings (CWUR), dos Emirados Árabes, para o World University Rankings 2020-21.
Desde que o ranking foi criado, há sete anos, a UFRJ ocupa o primeiro lugar entre as federais brasileiras.
O CWUR avalia 20 mil universidades em todo o mundo e cria um ranking de classificação com 2 mil instituições. A UFRJ está no 356º lugar. Em 2019 ocupava a 349ª colocação.
Com 75,9 pontos no ranking, um décimo a menos que na edição passada da pesquisa, a UFRJ ficou em 2° lugar no Brasil no quesito “qualidade de ensino”, atrás apenas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
Além disso, ocupa a 3ª posição geral no país. Em 1° e 2° lugares ficaram duas universidades estaduais: respectivamente, Universidade de São Paulo (USP), com 81,7 pontos; e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 76 pontos.
Entre as dez melhores universidades do Brasil, aparece também a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 8º lugar. A Universidade Federal Fluminense (UFF) ocupa a 21ª posição geral nacional, sendo a 13ª entre as federais.
O CWUR é elaborado desde 2012 e considerado um dos mais abrangentes rankings mundiais universitários, avaliando cerca de 20 mil universidades com base em quatro indicadores: qualidade de ensino (ex-alunos distinguidos), empregabilidade de alunos alumni (ex-alunos que ocupam posições de destaque nas maiores empresas do mundo), qualidade do corpo docente (acadêmicos com prêmios internacionais) e qualidade da produção científica (publicações e citações).
Consulte a pesquisa realizada pelo CWUR na íntegra.