Por Carlos Eduardo Alves, jornalista, Bem Blogado
2025 terá emoções. Lula, com a esquerda sem tirar a bunda do sofá, se sentirá seguro para mais uma vez evitar o retrocesso? Os enfermos mentais da esquerda perceberão que a falta de respaldo e os ataques ao atual governo só alimentam os fascistas?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerra o segundo ano de seu terceiro mandato com números excelentes na Economia. O PIB deve crescer mais de 3% contra o 1,5% previsto pelos urubus do mercado, o desemprego é de longe o menor dos muitos últimos anos etc. Mesmo assim, para quem não vive de sonhos ou gosta de olhar Polyana, resolveram cercar o homem e a perspectiva não é tão tranquila como o sucesso econômico poderia sugerir.
Aos fatos: Lula é alvo da sanha genocida do setor financeiro, em dobradinha com a mídia hegemônica. Querem sangue de pobre. Sim, era, ao contrário do que “revolucionários” burros bradam, necessário um pacote de ajuste fiscal. Mas Lula e Haddad não entregaram a mercadoria exigida pela elite: cortes assassinos em Saúde e Educação e desvinculação da valorização do salário mínimo da Previdência.
Pior, o governo teve a “ousadia” de anunciar o plano para taxar ricos que ganham mais de 50 mil reais por mês e que, só no Brasil tributário medieval mesmo, não pagam imposto para lucros e dividendos.
Até um alivio pequeno para a classe média muito baixa, aquela que tem rendimentos de até 5 mil reais, que pela proposta do governo petista deixa de pagar IR, é apontado como desastroso para o País. Disfarçado com o argumento cínico de “misturar” cortes com “bondades”, o mercado e suas vozes na mídia tentam revelam que, para eles, pacote bom é aquele que mira na jugular dos pobres e miseráveis.
Tudo será resolvido pelo lamentável Congresso que temos, com folgada maioria reacionária, com forte presença fascista. Não precisa ser muito arguto para se prever que dali não sairá coisa boa para os pobres brasileiros. São os parlamentares que infelizmente o povo brasileiro elegeu.
E Trump vem aí. Alguma dúvida que o futuro presidente dos EUA incentivará, ainda que não publicamente, os militares e civis fascistas para uma nova tentativa de golpe contra Lula?
Para os céticos, é bom lembrar que os “legalistas de araque” das Forças Armadas do Brasil só não embarcaram no plano para derrubar Lula, até com assassinatos, depois que o Departamento de Estado avisou que não daria o aval para a quebra da constitucionalidade no Brasil. Sim, nisso Biden é diferente de Trump, aceitem.
Nesse quadro de cerco ao governo, não há mobilização social nenhuma em defesa de Lula. Para piorar um pouco mais, dentro da esquerda se ouvem vozes de malucos de seitas ultra-esquerdistas e até membros progressistas de outro corte criticando Lula e Haddad pelo teor do pacote.
Esses analistas lisérgicos desconhecem a correlação de forças no Congresso? Ou enxergam alguma possibilidade de mobilização popular massiva para defender “luta de classes” aqui? Eles, que não reúnem ninguém nem representam nada além de um grupinho de amigos “revolucionários”, perderam — ou nunca tiveram — senso de realidade.
A verdade é que o País continua dividido exatamente como na eleição presidencial de 2022. Sorte do Brasil é que Lula está acima da pobreza de inserção da esquerda hoje na sociedade. Com qualquer outro candidato como adversário, a tragédia Bolsonaro seria chancelada pela urna. A prova é a desproporção entre fascistas e direitistas e progressistas eleitos no pleito proporcional.
E aqui entramos na antecipação do drama de 2026. Continuamos a depender somente de Lula para evitar o desastre. Será que ele terá paciência, aos 80 anos, de encarar nova disputa e ouvir quieto os delírios de seitas de esquerda? Alguém acha que existe um nome de esquerda ou mesmo de centro-esquerda capaz de barrar o bolsonarismo sem Bolsonaro que já se prepara para 2026?
Por tudo isso, 2025 terá emoções. Lula, com a esquerda sem tirar a bunda do sofá, se sentirá seguro para mais uma vez evitar o retrocesso? Os enfermos mentais da esquerda perceberão que a falta de respaldo e os ataques ao atual governo só alimentam os fascistas?
Bom 2025 para os amigos do Bem Blogado.