Por Carlos Eduardo Alves, jornalista
Quem viu a edição de ontem (quarta-feira, 04/03)) do Jornal Nacional deve ter imaginado que a Globo enlouqueceu. Mas foi apenas um involuntário exercício magistral que provou como a emissora manipula a realidade e faz de idiota seus telespectadores. Depois de anos mostrando a ficção da “retomada do crescimento”, aquele exercício 171 de Jornalismo vendendo otimismo, empresas contratando etc, eis que o pibinho de merda obrigou a turma de manipuladores a exibir constrangedores poucos minutos desmentindo a mentira empurrada diariamente goela abaixo das distintas vítimas.
Com o desastre,de Paulo Guedes, o JN dedicou até uns segundinhos a empresário falando que está demitindo trabalhadores. Justiça seja feita, a Globo não monopoliza o crime de falsear a miséria da Economia. É hora, por exemplo, de falar do inesquecível editorial da Folha, o do “na direção correta”. Estadão idem.
Na verdade, a empulhação enaltecendo o neoliberal brutal Guedes foi uma construção coletiva de tarados de Chicago e mídia. E os insaciáveis vampiros querem mais sangue. Flagrados no 171, exigem privatizações.
Todos, economistas da escola selvagem e imprensa hegemônica, são os autores da ,mentira que mesmo chacinando direitos sociais mínimos revelou-se em números nanicos uma farsa histórica e criminosa.