Por Bruno Negreiros Conceição –
Amigos,
Preciso da ajuda de todos. Como alguns já sabem, a máquina de destruir reitores e ex-reitores se voltou de maneira violenta contra meu pai, ex-reitor da UFRJ. Agora já começaram a surgir algumas mentiras e loucuras virais distribuídas com malícia pela internet.
A verdade é que meu pai, Carlos Antonio Levi da Conceição, ex-reitor da UFRJ foi condenado em primeira instância pelo suposto crime de peculato por autorizar pagamento pela UFRJ de taxa de administração à FUJB, fundação de apoio da UFRJ. A condenação é absolutamente descabida, motivada pela assustadora sanha punitivista que tomou parte da nossa sociedade em que servidores públicos são tidos como bandidos até que se prove o contrário.
A própria juíza reconhece na sentença que todos os recursos geridos pela FUJB foram empregados em benefício da UFRJ. Foram cerca de mil eventos científicos, por exemplo! Aliás, o restaurante universitário, por exemplo, que serve os nossos alunos não existiria sem os recursos e a gestão financeira da FUJB.
A sentença criminaliza justamente o ressarcimento dos custos da gestão financeira realizada pela FUJB. Ora, o pagamento de taxa de administração à fundação de apoio contratada para gerir os recursos recebidos pela universidade é prática absolutamente ordinária é necessária para a sobrevivência das fundações de apoio às universidades.
Estamos confiantes de que esta enorme injustiça será revertida na segunda instância. Afinal, a legitimação do entendimento desta juíza significará a negação do importantíssimo papel das fundações universitárias como a FUJB e exigirá o absurdo de se condenar TODOS os gestores de instituições públicas de ensino por uma prática ordinária indispensável ao funcionamento destas instituições.
Enquanto isso, peço a ajuda de todos para combater as fake news.