Por Ademir Assunção, poeta e jornalista, no Facebook
Venho pensando há dias: não bastará a Haddad vencer as eleições. Vai precisar de muita força e firmeza para lidar com a direita e a extrema direita, que já mostraram que não estão para brincadeira.
Os sinais já são claros: o candidato nazi-incauto já questionando o resultado das urnas, generais ameaçando a população, o mercado – ah, essa Entidade alçada ao status de Divindade no terceiro mundo – chantageando, a grande mídia golpeando – nada mudou.
Nenhuma dessas forças tem compromisso com a Verdade, com a História, com a Justiça. Ao contrário: jogam para transformar o Blefe em Verdade, rasurar a História, emporcalhar a Justiça.
E se apoiam na brutal ignorância de grande parte da população – as pesquisas estão dando claros sinais -, ignorância estimulada por uma rede de contra-informação cujas engrenagens trabalham incessantemente. Liguem o rádio e a TV aberta, se têm alguma dúvida.
Contra essas forças, será preciso agir com força. Não se esqueçam: derrubaram uma presidenta eleita e prenderam o maior líder popular que esse país já produziu, a duríssimas penas.
Não, eles não estão brincando.