Publicado no Blog Desmascarando Globo/Folha –
1)DIA 16 DE SETEMBRO DE 2014: ONU DIVULGA QUE BRASIL REDUZIU POBREZA EXTREMA EM 75% E QUE O PAÍS FOI UM DOS QUE MAIS AVANÇOU NO MUNDO NO COMBATE À FOME. A notícia foi totalmente ignorada pela Globo. A imagem abaixo foi retirada do portal “Globo.com” por volta das 17:00 horas, sendo que o anuncio da FAO (organismo da ONU que cuida da agricultura e alimentação) ocorreu na parte da manhã. Vale ressaltar que a notícia não foi publicada em destaque no portal em nenhum horário do dia e que estávamos em pleno período eleitoral: 2)O DESTAQUE DESPROPORCIONAL SOBRE A INFLAÇÃO
A Globo durante o ano inteiro de 2014 fez uma cobertura duríssima em relação à inflação, colocando em destaque todas as vezes que o acumulado em 12 meses ultrapassava 6,5%, o limite da meta. A capa abaixo mostra isso:
Imagem do Globo.com, dia 08 de outubro de 2014
Facebook do jornal “O Globo”, fazendo piada com o assunto, no dia 09 de outubro de 2014: No dia 09 de janeiro de 2015, o IBGE divulgou o resultado final da inflação de 2014, revelando que ela ficou em 6,4%, ou seja, dentro da meta. A Globo noticiou assim, sem destaque nenhum: Também nunca foi justificada a ênfase que a Globo deu para o tema, uma vez que o governo Dilma teve a média de inflação mais baixa desde o início do Plano Real: 3) DIFERENÇA DE PRESSÃO: JULGAMENTO DO MENSALÃO DO PT E DO PSDB
No dia 18/09/2013, o STF aceitou o recurso chamado “embargos infringentes”, em favor de alguns dos réus do mensalão do PT. A capa do Globo foi em tom crítico ao STF. Conjuntamente com a Veja, Estadão e Folha, eles provocaram uma revolta nas redes sociais contra a “impunidade”:
Pois bem, no dia 28/03/2014 o mesmo STF enviou o caso do “mensalão mineiro” para a justiça local, praticamente selando a impunidade dos acusados. Na ocasião, a Globo praticamente não deu destaque nem nos meios escritos, nem nos telejornais:
4) COBERTURA TENDENCIOSA DO ESCÂNDALO DA PETROBRAS
Durante os últimos meses, qualquer notícia do escândalo da Petrobras que envolvia o PT ganhava destaque, como mostram as imagens abaixo: A cobertura do escândalo foi toda feita para que a população tivesse a percepção:
A) de que só o PT e seus aliados estavam envolvidos.
B)de que a corrupção na Petrobras foi criada pelo PT.
A realidade é que as delações sempre trouxeram evidências de que a corrupção na Petrobras sempre existiu e abrange todo o espectro político, como revelam as notícias abaixo, escondidas pela Globo:
5)A OCULTAÇÃO ESCANDALOSA DOS DADOS POSITIVOS DA PETROBRAS
Você sabia que a Petrobras também teve notícias positivas ultimamente? Nem parece, mas a empresa quebrou recordes seguidos na produção de gás e petróleo. Além disso, se tornou a maior petroleira do mundo no terceiro trimestre de 2014, levando-se em conta a produção. Tudo isso foi ocultado pela Globo, que tinha só o interesse de denegrir a imagem do governo e da ex-presidente Graça Foster:
6)CASO BRUNO COVAS
No dia 02 de outubro de 2014 (três dias antes do primeiro turno das eleições), um assessor do deputado Bruno Covas (PSDB-SP), foi pego com 102 mil reais na cueca, quando passava no raio-x do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Além do dinheiro, ele portava 16 cheques em branco assinados pelo contador da campanha de Bruno. Como não soube explicar a origem do dinheiro para a polícia, acabou sendo preso. Além de assessor de Bruno, Mário Welber era funcionário comissionado (sem concurso) da Cetesb, uma estatal comandada pelo governador Geraldo Alckmin. Normalmente as pessoas só carregam grandes quantidades de dinheiro vivo quando não querem que a movimentação seja rastreável. Normalmente elas não querem que o dinheiro seja rastreado quando existe alguma ilegalidade. O fato é que a notícia seria destaque no Globo.com e no Jornal Nacional se envolvesse alguém do PT. Como era do PSDB, ficou restrita ao Estadão (sem destaque na capa) e à Carta Capital.
Curiosamente, seis dias após as eleições, o “G1-São Paulo” deu a notícia, sem destaque algum. De qualquer forma não importava mais, naquela altura a notícia já não tinha relevância alguma, Bruno e Alckmin já tinham sido reeleitos:
7) A COBERTURA TENDENCIOSA DO RANKING ELABORADO PELA “TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL”, ENTIDADE MAIS FAMOSA E RESPEITADA NO MUNDO NO ESTUDO DO COMBATE À CORRUPÇÃO.
A “Transparência Internacional” divulgou o que era óbvio: o Brasil avançou nos últimos anos no combate à corrupção, passou a investigar e punir mais os ilícitos, se tornando um país menos corrupto. O ranking elaborado pela instituição no dia 03 de dezembro de 2014 mostra que o Brasil melhorou a sua posição, de acordo com os sites abaixo: Na Globo, a notícia além de não ter destaque, foi dada sem demonstrar nenhum avanço do Brasil, descontextualizando o conteúdo do ranking: 8)DIVULGAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS (PNAD) DO IBGE, DIA 18 DE DEZEMBRO DE 2014.
Observem a diferença de abordagem. Entre uma série de boas notícias que a pesquisa trouxe, mostradas por outros portais, a Globo selecionou só o pior. Enquanto isso, na Globo…
9) DIA 09 DE DEZEMBRO DE 2014: POLÍCIA FEDERAL ENCONTRA PLANILHA NA SEDE DA CAMARGO CORREIA , COM REFERÊNCIAS A VALORES, CONTENDO OS NOMES DE AÉCIO, TEMER E SERRA.
A Globo além de não dar destaque, escondeu os nomes de Serra e Aécio, substituindo pelo termo “tucanos”:
Imaginem se fosse o nome do Lula ou da Dilma em um documento desses, a repercussão seria muito maior… 10) O POUCO DESTAQUE QUE A GLOBO DÁ À CORRUPÇÃO NO METRÔ DE SÃO PAULO Apesar de envolver quantias bilionárias e ter um sistema de operação semelhante ao da Petrobras, o caso do metrô de São Paulo corre quase sem aparecer no noticiário da Globo. No dia 2 de fevereiro de 2015, o conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo, Robson Marinho, teve 282 milhões de reais bloqueados pela justiça, por ter supostamente recebido propina das empresas do cartel do metro. A Globo até mostrou a notícia, porém escondeu que Robson é fundador do PSDB de São Paulo e aliado próximo de Geraldo Alckmin:
No dia 3 de dezembro notícias relevantes foram divulgadas, como a apreensões na casa de um diretor da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), indicado por Alckmin. A Globo não deu um piu:
No dia 4 de dezembro a Polícia Federal indiciou 33 pessoas pelo caso e a Globo não divulgou. Só após uma reunião do João Roberto Marinho com a Dilma, no Palácio do Planalto, no dia 5 de fevereiro, é que a Globo se dispôs a divulgar a notícia no Globo.com e no Jornal Nacional. Mesmo assim, foi só por um dia, muito diferente do que ocorre com o caso da Petrobras.
Agora não dá mais pra dizer que a Globo não manipula…
Para quem teve paciência de ler o texto até o fim, duas observações:
1) O império da Globo inclui além do canal Globo de televisão aberta, a rádio CBN, rádio Globo, o jornal Valor Econômico, a revista Época e os canais “Globosat” (GNT, Globo News e Multishow).
2)Esse império tem o poder de influir nos noticiários locais, pois é ele que dita o que são as “noticias do momento” no país. Assim rádios locais, jornais como o Zero Hora, Correio Braziliense, Estado de Minas, todos seguem o fluxo. Por isso esse trabalho especial sobre o grupo Globo.